Promover o convívio social, estimular a autoestima e a valorização pessoal. Esses foram os objetivos da confraternização realizada, na última sexta-feira (26/5), para as mulheres atendidas pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Espaço Bem-Me-Quero. Aproximadamente, 40 mulheres participaram da ação, que contou com espetáculo de teatro apresentado pelas alunas da Funec/Centec e aula de dança.
“Nosso intuito foi o de valorizar as mulheres atendidas no Bem-Me-Quero, num ambiente descontraído, com músicas, dança e lanche coletivo. Foi uma tarde descontraída, na qual toda a equipe de profissionais do espaço se empenhou para possibilitar que as mulheres atendidas se verem para além das suas vulnerabilidades, possibilitando o fortalecimento da autoestima e formas de viver bem”, destacou a coordenadora do Espaço Bem-Me-Quero, Célia Maria Chantal de Castro .
A professora de dança de salão, dança livre e coreógrafa do Programa “Contagem na Maturidade”, Maísa Arroyo, destacou a alegria de ver as mulheres felizes e interagindo. “Dançamos, rimos, brindamos e fomos felizes nessa tarde. Tivemos uma interação geral das meninas, elas estão muito animadas, são dançarinas natas! Gostei muito e agradeço a oportunidade de contribuir trazendo a dança nesse dia”.
Para uma das usuárias do Ceam, Maria (nome fictício), 46, foi uma tarde importante para reafirmar a resistência e protagonismo das mulheres. “Quando recebi o convite, no mesmo momento, já pensei em vir e ainda bem que estou aqui. Esse espaço me ajudou tanto, todos os profissionais, as amizades que fiz aqui me ergueram de tudo que passei. Foi uma tarde maravilhosa, comemoramos a nossa existência. Nós podemos muito e nada está perdido. Juntas nós somos mais fortes”.
Bem-Me-Quero
O Espaço Bem-Me-Quero é um espaço da Prefeitura de Contagem que acolhe, atende, orienta e encaminha mulheres para a rede de atendimento do município. O atendimento é sigiloso e não gera qualquer tipo de denúncia. Tem como objetivo auxiliar a mulher, fortalecê-la e encontrar alternativas para superar a situação de violência doméstica e familiar.
O espaço atende mulheres de 18 a 59 anos, que residem em Contagem, e que estejam em situação de violência doméstica e familiar baseadas no gênero. Todo o atendimento realizado é embasado na Lei 11.340/06, Lei Maria da Penha, que coíbe e previne a violência doméstica e familiar contra a mulher. São oferecidos atendimentos psicossociais e jurídicos que após escuta técnica avalia quais encaminhamentos serão precisos para cada caso.
O atendimento pode ser agendado pelo telefone (31) 97306-4310, ou de forma presencial (rua José Carlos Camargos, 218 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.