Prestação de contas, fortalecimento da participação popular e mais qualidade de vida em todas as regiões: estas foram algumas das características presentes nas plenárias regionais, que ocorreram em todos os oito territórios. Nesta terça-feira (23/5), na Escola Municipal Isabel Nascimento de Mattos, na região do Petrolândia, ocorreu a oitava vez que a Prefeitura se reuniu com moradores. Assim como as demais, a população prestigiou, com cerca de 600 presentes, que ouviram e viram a prestação de contas e também tiveram oportunidade de falar.
A prefeita Marília Campos destacou que foi à todas as regiões para escutar e entender quais são as demandas mais importantes segundo a população, para que os investimentos municipais sejam direcionados de acordo com aquilo demandado pelas pessoas. “Nesses dois anos de governo retomamos obras paradas, melhoramos a infraestrutura e a mobilidade da cidade, fizemos grandes investimentos na educação e na saúde, mas sabemos que ainda há muito o que fazer”, disse.
“Na região do Petrolândia, temos o compromisso de fazer uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o que será cumprido no segundo semestre, para aumentar a qualidade dos serviços de atenção básica. Será mais uma entrega para melhorar a qualidade de vida de todos”, enfatizou.
O secretário de Governo e Participação Popular, Pedro Amaral, ressaltou que o evento estava encerrando um ciclo de debates com a população de toda a cidade, algo que fortaleceu e ampliou o Sistema de Participação Popular da Prefeitura, por meio da escuta e do diálogo em todas as regiões.
“Governar com o povo é estar presente, ouvindo as lideranças, as associações de bairros e os Conselheiros Regionais, para decidirmos juntos e melhor quais são as obras e prioridades para o município”, disse.
A administradora da Regional Petrolândia, Márcia Ramalho, apresentou o balanço das principais obras e ações realizadas na região nos últimos dois anos. Segundo Márcia, a descentralização dos serviços oferecidos pela Prefeitura, aproximou bastante a população do governo, favorecendo o diálogo e o conhecimento das dificuldades e problemas de todos.
“Nós somos os olhos e os ouvidos do governo aqui no território e isto é muito positivo, pois gera uma aproximação e uma ligação muito grande com as pessoas. O fortalecimento da participação popular na região foi muito significativo. Os moradores solicitam novas demandas, mas também agradecem os avanços, as obras e ações realizadas”, avaliou.
A dona de casa e moradora do bairro Nascentes Imperiais, Luzia Novaes, participou da plenária e afirmou estar feliz com a volta do movimento popular. “Eu fico muito satisfeita com este processo que está acontecendo de participação na Prefeitura. A nossa região é muito carente e precisa de muitas coisas. Eu só tenho a agradecer pelas melhorias feitas em nosso bairro, como a pavimentação das ruas”, disse.
O empresário da região do Estâncias Imperiais, Wellington Alves da Silva, pontuou que a melhoria no asfalto era sonho para toda a população do bairro. “Estou muito feliz que ainda teremos a segunda etapa do Programa “Asfalto Novo”. A gente só tem a agradecer”, destacou.
Moradora do Estâncias Imperais e membro da associação dos moradores do bairro, a dona de casa, Isabel Mendes, relatou que “a participação popular estava adormecendo na região e a gestão atual trouxe esta abertura, que é muito positiva, pois há diálogo e participação popular”.
Obras
Segundo o balanço de obras na região, foram realizadas mais de 3.800 pequenas intervenções no Petrolândia, destacando-se mais de 20 mil toneladas de lixo coletado nos Ecopontos, mais de 18 mil toneladas de asfalto para Operação Tapa-buraco (OTB), e cerca de 1.200 trocas de lâmpada por LEDs e muitos patrolamentos.
Também foram realizadas obras de drenagem nas ruas 58 e Pau Brasil e a drenagem do córrego Chico Mendes, que fica no bairro Solar do Madeira. O Programa Asfalto Novo levou, ainda, pavimentação à Estrada Renato Azeredo e à avenida Adutora. Outra grande conquista dos moradores foi a regularização fundiária do Bairro Nascentes Imperiais, que há muitos anos era esperada pelos moradores.
Saúde
Os destaques ficaram por conta da melhoria da Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro São Luiz I; combate à dengue, chikungunya e zika vírus; implantação do Programa Saúde na Escola em sete escolas; e da sala odontológica na UBS Duque de Caxias e Nascentes Imperiais.
Educação
A reforma da Escola Municipal Eduarda Pereira está na etapa final. Também houve grandes investimentos na compra de notebooks, amplificadores de voz para os professores, lousas digitais, implantação de Wi-Fi em escolas, além de melhorias na infraestrutura e estrutura laboratorial na FUNEC Petrolândia. A Prefeitura ainda intensificou a segurança nas escolas, com treinamento de porteiros e está implantando câmeras de vídeo monitoramento em todas as escolas.
Meio Ambiente
Reforma da Praça Irmã Maria Paula e início da reforma do Parque Sapucaias.
Assistência Social
Foram realizados mais de 16 mil atendimentos no CadÚnico, por meio do Cras Petrolândia. Outro destaque foi a horta comunitária, do bairro Sapucaias, que atende cerca de dezenove famílias, que já estão vendendo os produtos na feira Ecosol (Economia Solidária).
Esporte
Na região, o projeto de Ginástica de Trampolim atende 163 alunos, entre 6 e 12 anos, no Ginásio Poliesportivo Tropical, que tem atletas e equipes premiadas no Brasil e no mundo.
Novas obras
Também foram anunciadas novas obras como a segunda etapa do Programa Asfalto Novo na região, que vai pavimentar a Estrada da Pedreira, a revitalização da Escola Municipal Cesar da Cunha e do Parque Cristal, no Sapucaias II.