Cumprindo o compromisso de valorizar os servidores públicos de Contagem, a prefeita Marília Campos anunciou na manhã dessa quarta-feira (3/5), o reajuste linear de 5,79% para todos, incluindo aposentados e pensionistas. O percentual anunciado vai deixar a folha de pagamento do município próximo do limite de alerta da Lei de Responsabilidade Fiscal. Para garantir o reajuste, a prefeita entregou o Projeto de Lei Complementar (PLC) ao presidente da Câmara dos Vereadores, Alex Chiodi, na tarde do mesmo dia, durante reunião com os vereadores na Casa Legislativa.
Antes de ser entregue ao Legislativo, a prefeita informou aos parlamentares que a proposta foi apresentada a todos os sindicatos da área da saúde e também ao Sind-UTE na Comissão Permanente de Negociação Coletiva (Copenc). "Faço um apelo à Câmara para que apoie nossa proposta, que encerra a questão de reajuste no município", pediu a prefeita aos vereadores.
Durante o encontro com os vereadores, a prefeita explicou como o Governo chegou ao índice 5,79%. “Ao contrário dos anos de 2021 e 2022, quando a receita do município cresceu 30%, permitindo o reajuste de 11% para todo o conjunto dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, além dos reajustes diferenciados para setores específicos, como professores, que tiveram um reajuste de 38,062% no salário de ingresso, além de agentes de saúde, médicos e guardas-civis. Em 2023, o cenário de arrecadação é bem diferente”, informou ela.
Marília explicou que a previsão é de que a arrecadação da Prefeitura cresça apenas 1,5%. “Isso se deve, em parte, às perdas de ICMS em função das desonerações autorizadas ano passado pelo governo federal, o que significa uma perda para Contagem de R$ 60 milhões. Diante deste novo cenário e agindo de forma responsável, a Prefeitura de Contagem está garantindo a recomposição das perdas inflacionárias nos salários do funcionalismo e obedecendo a limitação de suas receitas”, completou.
O presidente da Câmara, o vereador Alex Chiodi, destacou o apoio fundamental do Legislativo às ações do Executivo. "A Câmara vem contribuindo com as ações da Prefeitura para corrigir as defasagens salariais. Vamos continuar trabalhando nesse sentido para melhorar ainda mais as condições de vida em Contagem.”
“Nossa gestão tem como diretriz recuperar o poder de compra dos salários dos servidores e torná-los compatíveis com a realidade do mercado de trabalho do setor público das principais cidades do Estado”, finalizou a prefeita, destacando que a Prefeitura já trabalha na organização do concursos públicos que serão abertos em breve, com salários mais atrativos, equivalentes aos praticados no mercado.
Participaram da reunião o vice-prefeito, Ricardo Faria; os secretários de Fazenda, Dalmy Freitas de Carvalho; de Administração, Antônio David; de Governo, Pedro Amaral; e a controladora-geral do município, Nicolle Bleme.