No último final de semana, a Guarda Civil de Contagem, em parceria com a Fiscalização de Posturas e de Meio Ambiente, promoveu mais uma ronda da Operação Sossego. A ação tem como objetivo estabelecer a boa convivência entre comércio e a população no município. As rondas acontecem todas as semanas, na sexta-feira e no sábado.
Durante as operações são averiguadas a documentação e as normas de uso correto do espaço pelos comerciantes da região. Também é feito o controle da produção de som, por parte dos fiscais de Meio Ambiente, a fim de evitar qualquer tipo de irregularidade e poluição sonora. As ações são monitoradas pela Guarda Civil, proporcionando maior segurança para os fiscais e sociedade.
As operações são motivadas, geralmente, por denúncias feitas, muitas vezes, por moradores ou comerciantes das áreas patrulhadas. De acordo com informações disponibilizadas pela Guarda Civil, a patrulha, responsável pelas operações Sossego, se reúne todas as quartas-feiras para organizar as atividades da semana.
Uma planilha é feita a partir das denúncias recebidas pelos canais de comunicação da entidade. Além dos membros das forças de segurança, também participam das reuniões representantes da Ouvidoria do município, da fiscalização de Posturas, Meio Ambiente, além de representantes da Polícia Militar e da Transcon.
A participação dos cidadãos é de grande importância para a boa continuidade das operações, uma vez que é de interesse, principalmente, desses que as irregularidades envolvendo o uso do espaço público sejam resolvidas.
Segundo o chefe de grupamento da Guarda Civil de Contagem, William Fróes, o resultado é quase sempre imediato. “Na maioria das vezes, a infração é cessada no momento da patrulha. Às vezes o infrator recebe um tempo, assegurado pela regulamentação, para se adequar às normas, fazemos o possível para que todos sejam impactados de maneira positiva”.
Para Fróes, a Patrulha do Sossego é a união dos órgãos de segurança e fiscalização, com a população. "Às vezes, os comerciantes são chamados para participar das reuniões de quarta-feira, podendo assim, ficarem cientes das denúncias realizadas pela população, compreendendo o que pode ser feito para regularizar sua situação, bem como as consequências caso descumpra as normas. Trabalhamos pelo cidadão de forma integrada e eficiente”, destacou.