Nesta semana, a Guarda Civil de Contagem se reuniu com integrantes das guardas civis de Betim, Pirapora, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Itabirito, Nova Serrana, Nova Lima e Sabará para apresentar o SinespCad, plataforma do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que permitirá a padronização de informações e agilidade no atendimento de ocorrências das guardas civis mineiras.
A Guarda Civil de Contagem será a gestora responsável pela ampliação da plataforma nas cidades mineiras, especialmente aquelas com menos de 500 mil habitantes. Ela terá o objetivo de treinar e acompanhar a implantação do sistema, prestando o apoio necessário às corporações interessadas.
O Sinesp foi implementado no município em outubro desse ano. Contagem e Juiz de Fora foram as primeiras guardas civis de Minas Gerais a receberem o sistema. O SinespCad é uma ferramenta do MJSP disponibilizada aos estados para padronizar informações dos boletins de ocorrência e otimizar o trabalho dos profissionais de segurança.
Segundo a subcomandante da Guarda Civil de Contagem, Anita Carvalho, essa foi a primeira reunião realizada com os municípios, na qual também foi mostrado o plano de trabalho que será efetivado. “Nos reunimos com agentes dessas oito cidades, mas pretendemos expandir para outras que tenham interesse em ter a Guarda Civil como gestora para auxiliar na capacitação e para acompanhar o processo até a implantação definitiva do sistema”, explicou.
Na opinião da subcomandante, é importante que as guardas civis do Estado estejam operando essa plataforma, principalmente as que fazem limite com o município. “Isso facilita a comunicação entre os agentes e unifica o banco de dados e as chamadas, agilizando nossa pronta resposta à população”, enfatizou. Anita, ainda, informou que a Guarda Civil de Contagem vai se empenhar para, gradativamente, cumprir todas as etapas de implantação e de atendimento às guardas do Estado que tiverem interesse.
O SinespCad também integra outras duas soluções voltadas aos agentes de segurança pública: o aplicativo Agente de Campo e o Sinesp PPE. O primeiro permite a consulta de ocorrências em tempo real e pesquisas operacionais. O segundo padroniza registros de ocorrências e procedimentos policiais. Por meio dele, também é possível identificar fenômenos criminais e planejar ações específicas.
Adesão ao sistema
A adesão é realizada por meio de Termo de Cooperação Técnica com o MJSP. Os municípios interessados podem entrar em contato com a equipe da Guarda pelo e-mail guarda.civil@contagem.mg.gov.br