No mês marcado pelas ações de promoção da igualdade e enfrentamento ao racismo, a Prefeitura de Contagem realiza a III Edição da Feira Mercado Afro, nos dias 19 e 20/11, no terceiro piso do Só Marcas Auto Shopping.
A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, destaca o sucesso das outras duas edições, que foram realizadas em maio deste ano e novembro do ano passado. “A Feira Mercado Afro é um importante espaço de celebração, visibilidade, resistência e geração de renda, se destacando no calendário da cidade. Temos incentivado a qualidade e a diversidade dos produtos, não apenas para estimular a comercialização, mas para valorizar a culinária, a arte e a estética negra".
Para a expositora Kelma Zenaide da Silva, participante em todas as edições, são muitos os desafios do empreendedorismo negro, que resiste e busca se consolidar, apesar da crise. Ela destaca o investimento da Prefeitura de Contagem e sua esperança em tempos melhores. “Estou com muitas expectativas. Espero que o evento seja maravilhoso, com boas atrações. Os feirantes selecionados, com certeza, irão abrilhantar esse momento e eu gostaria de convidar a população de Contagem para poder ir lá, prestigiar e conhecer a nossa arte e nosso trabalho”.
Ao todo, serão 40 barracas com produtos e serviços que promovem e valorizam a cultura afro-brasileira e africana. A programação da feira promete reunir, num só lugar, culinária afetiva de matriz africana, a música preta, obras de arte e artesanato, consultoria para cuidados em estética e beleza negra, estilo em moda afro e muitos debates sobre a consciência negra.
III Edição da Feira Mercado Afro
Local: Só Marcas Auto Shopping – Terceiro Piso (avenida Babita Camargos, 1295 - Cidade Industrial)
Datas: 19 e 20/11
Horário: sábado - das 9h às 21h / domingo das 9h às 16h
Mês da Consciência Negra
No Mês da Consciência Negra, a Prefeitura e o Movimento Negro de Contagem realizam uma agenda com diversas atividades de celebração, promoção, valorização e divulgação de tradições da cultura afro-brasileira, tão fortemente presente no município por meio das celebrações religiosas, da música, das danças, da capoeira, da culinária, do cinema, teatro, das artes.