Nesta segunda-feira (7/11), o Seminário Internacional de Desnaturalização de Desastres e Cidadania abriu a programação que celebra os 42 anos da Defesa Civil de Contagem. Promovido pela primeira vez no município, por iniciativa das Secretaria de Defesa Social e da Subsecretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, o seminário internacional teve o objetivo de trazer à tona o debate atual sobre a desnaturalização dos desastres, propondo um ambiente de reflexões acerca das melhores práticas e tecnologias sociais que possibilitem atuar de forma preventiva e mitigatória .
Para elucidar o tema, foram apresentadas experiências executadas na Espanha e no México, que culminaram na redução dos desastres e na construção dos princípios do bem viver. O seminário trouxe ainda propostas de intervenções bem-sucedidas dedicadas à revitalização das bacias hidrográficas, aumento da biodiversidade urbana e melhoria da qualidade de vida.
Transmitido pelo canal do Youtube da Prefeitura de Contagem - ele contou com a participação de palestrantes renomados, como o engenheiro florestal e coordenador do projeto “Anillo Verde” desenvolvido na Espanha, Fernando de Juana; a mestre em Controle de Contaminação Ambiental e pesquisadora do Instituto Mexicano de Tecnologias Del Água, Denise Soares de Moraes; e a geógrafa e diretora da escola The Chestnut Three Project, em Barcelona, Mércia Silva Eichmann.
Ao abrir o evento, a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, parabenizou a equipe da Defesa Civil envolvida nesta atividade e agradeceu a disponibilidade dos palestrantes. França lembrou que a atual gestão tem trabalhado para implementar projetos que tenham como foco a prevenção dos desastres e o reflorestamento da cidade, como por exemplo o Trama Verde, o Caminho das Águas e o Terreiros e Quintais, que será lançado em breve. “Foi um seminário produtivo, que nos possibilitou trocar experiências e conhecimento com outros países. Tenho a convicção que esse intercâmbio contribuirá para a excelência na aplicação das nossas ações e políticas públicas, visando um ambiente mais seguro, respeitoso e cuidadoso com o ser humano, sua história e existência”, mencionou a secretária.
Programação completa dos 42 anos da Defesa Civil de Contagem
As atividades serão realizadas ao longo deste mês de novembro, até o dia 22/11. Confira abaixo:
Oficinas temáticas presenciais
Dia: 8/11 - terça-feira
Horário: 13h às 17h
Local: Parque Gentil Fernão Dias
Pluviômetros domésticos
Princípios do Salvamento
Técnicas de Contenção de Áreas de Risco
Hasteamento e café da manhã
Dia 9/11 - quarta-feira
Horário: 9h às 11h
Local: Secretaria de Defesa Social
A importância da Cartografia de Risco para a Gestão Pública
Dia 10/11 - quinta-feira
Horário: 9h às 12h
Local: Secretaria de Defesa Social
Treinamento Plancon para a Guarda Civil
Dia 16 e 17/11 -
Horário: 8h45 às 12h
Local: Secretaria de Defesa Social
Ato cultural
Dia 18/11
Horário: 9h às 12h
Local: Parque Fernão Dias
Formatura dos Nupdecs
Dia 22/11
Horário:18h
Local: Auditório da Prefeitura