A Superintendência de Segurança Alimentar realizou, nesta quinta-feira (28/07), uma ação nos três restaurantes populares da cidade para incentivar o consumo de água. A atividade ocorreu, principalmente, devido a baixa na umidade relativa do ar na região, que pode chegar em torno de 30%, até às 18h, da próxima segunda-feira (1º/8). Diante da massa de ar seco, a população deve redobrar os cuidados e hidratar-se bem durante o dia.
“Orientamos sobre a importância do consumo de água, mesmo no período de inverno, quando o consumo se torna menor. De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS, há uma recomendação pré-estabelecida do consumo diário de água, que está compreendida entre 35ml e 45ml, multiplicado a quantidade do peso corporal atual do indivíduo (35ml x kg)”, explicou a nutricionista do Restaurante Popular do Ressaca, Nayara Coelho.
Segundo a nutricionista, as orientações são mais específicas em alguns casos, levando em consideração a idade e patologias associadas. “Há algumas doenças, como insuficiência renal, em que a recomendação é abaixo deste especificado. Portanto, vale ressaltar que para casos específicos, a instrução será avaliada por um nutricionista”.
Nayara também ressaltou os benefícios da água, como a melhora da aparência da pele, do metabolismo e o funcionamento intestinal. “Também é essencial para o controle da temperatura corporal, para a circulação sanguínea e eliminação de resíduos do corpo por meio da formação de urina”.
Uma das usuárias do Restaurante Popular do Ressaca, Elizangela Cristiana de Oliveira, 41, achou interessante a abordagem para falar sobre o assunto. “Sou uma pessoa que bebe pouca água. Tomo por obrigação, mas não gosto. Não sabia exatamente o meu peso para fazer o cálculo, mas vou pesar depois para saber o quanto preciso ingerir de líquido, pois vi a importância de nos hidratarmos”, disse a moradora do bairro Cabral.
Ainda de acordo com a nutricionista, a não ingestão de água neste período de inverno pode predispor o organismo a uma queda no sistema imunológico, podendo acarretar em infecções como gripes e resfriados. Por isso, é necessário ressaltar uma hidratação adequada, principalmente neste período seco.
Confira os endereços dos restaurantes populares:
Valores: almoço R$ 5,50 e jantar R$ 2,50
Restaurante Popular Eldorado
Rua Madre Margherita Fontanarosa, 420 – Eldorado
Horário do almoço: das 10h30 às 14h
Restaurante Popular de Nova Contagem
Rua Maria José Chiodi, 37 – Nova Contagem
Horário do almoço: das 10h30 às 14h
Horário do jantar: das 16h30 às 19h
Restaurante Popular Ressaca
Alameda das Tesourinhas, 265 – Cabral
Horário do almoço: das 10h30 às 14h