Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do seminário “Gestão Pública e Participação Social na Prevenção de Desastres”, que será promovido no dia 30 de junho, das 13h às 18h, no auditório da PUC Minas/Campus Contagem (rua Rio Comprido, 4.580 - bairro Cinco).
Para fazer a inscrição, clique aqui. O interessado será direcionado para o site da Sympla onde deverá realizar o cadastro e concluir a inscrição. A confirmação do cadastro será encaminhada para o e-mail informado.
Idealizado pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, o seminário tem como objetivo propor discussões e ações preventivas relacionadas ao tema, assim como atualizar os desafios e os avanços na política de prevenção, proteção e respostas aos desastres socioambientais na esfera municipal, para uma governança participativa e colaborativa.
Em sua programação estão previstas oficinas, mesas redondas e atividades culturais. Entre as temáticas trabalhadas destacam-se palestras sobre o direito dos atingidos; povos tradicionais e desastres socioambientais; a engenharia na prevenção de desastres; planejamento urbano; participação feminina; a experiência de Contagem na prevenção de desastres e a experiência dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil - Nupdecs.
O seminário será realizado somente no formato presencial e tem como público-alvo gestores públicos e lideranças comunitárias do município de Contagem. De acordo com a subsecretária de Proteção e Defesa Social, Ângela Gomes, os desastres socioambientais causam destruição e impactos negativos nas comunidades, principalmente aos grupos mais vulneráveis, os quais normalmente são invisíveis à percepção da sociedade de consumo.
“Precisamos falar sobre essas questões. Prevenir as catástrofes de forma participativa repercute no cuidado humano e ambiental, valoriza a trajetória de resistência, resiliência e de força de trabalho de todas as partes da sociedade, além de refletir na minimização do custo econômico quando há ocorrência destes eventos. Novos modos de vida devem ser criados para nos tornar capazes de enfrentar os desafios das mudanças climáticas e suas implicações”, salientou a subsecretária.
Para ela, a participação das comunidades colabora com a cartografia social, na tomada de consciência e na implantação de políticas inclusivas na práxis dos princípios da justiça socioambiental.
PROGRAMAÇÃO:
13h - Abertura do seminário
13h30 - Mesa 1: A Gestão de Desastres: Conflitos e Direitos
14h40 - Mesa 2: Urbanização e Planejamento Socioespaciais na Prevenção e Reparação de Desastres
15h50 - Mesa 3 - Participação Feminina na Gestão de Desastres
16h40 - Mesa 4: A Defesa Civil: Gestão Participativa e Interinstitucional
17h30 - Evento Cultural