Um dos carros mais populares do Brasil, o Fusca, começou a ser produzido no país na década de 1950. Ainda que chegassem desmontados, oriundos da Alemanha, os veículos eram montados e vendidos em território nacional. O carro só passou a ser produzido no Brasil em 1959. Portanto, uma ligação com o brasileiro há mais de 70 anos e isso traz inúmeras histórias, muitas delas compartilhadas em reuniões de proprietários desse veículo.
Em Contagem, neste domingo (30/1), essa reunião aconteceu, contando com a presença da prefeita Marília Campos e do vereador Ronaldo Babão. O encontro se deu em alusão ao Dia Nacional do Fusca, que acontece dia 20 de janeiro. Em frente a Una Contagem, uma série de Fuscas puderam ser notados e admirados, tanto os originais quanto os adaptados. Com música ao vivo, playground, comidas e bebidas, diversas pessoas se divertiram no local e celebraram a data.
Marília lembrou que o Fusca já fez parte de sua vida: “Eu já tive um. Carro ótimo que me ajudou bastante durante uma época da minha vida”. O vereador emendou: “O meu é de 1973 e está bem conservado”. “Hoje aqui nos lembramos de algo que marcou nosso passado, trocamos experiências, trazemos nossos veículos. E como é bom ver essa variedade e o principal, ver como o brasileiro, o contagense em especial, cuida bem do seu carro, do seu Fusca”, completou.
Curiosidades sobre o Fusca
O primeiro modelo de Fusca que chegou ao Brasil, nos anos 1950, possuía vidro traseiro dividido em dois, algo que só foi alterado em 1953, quando passou a ter a forma oval.
Outro ponto curioso é que o Fusca, em 1965, teve um modelo lançado com teto-solar. No entanto, a ideia não pegou. Um apelido da época fez com que o modelo não prosperasse. O apelido era “cornowagem”. Nesse mesmo ano o carro sofreu adaptações de novas lanternas e luz de placa.
Com o tempo, o carro foi sendo alterado e modernizado, passando a ter motores 1300, 1500 e 1600. O sistema elétrico também foi melhorado, assim como o painel, marcador de temperatura e até o design interno e externo.
Em 1986 a Volkswagen parou de fabricar o Fusca, alegando que era um modelo muito obsoleto, apesar de ser o segundo carro mais vendido daquela época, atrás apenas do Chevrolet Monza. Em 1993, a empresa voltou a fabricar o modelo. O carro vendeu bem, mas em 1996, voltou a não ser produzido.