A movimentação no Parque Ecológico do Eldorado, na manhã desse domingo, foi intensa por causa da vacinação de crianças de 8 a 11 anos. A mobilização da população da região foi grande. Reflexo disso foi a fila que se formou, mas que foi diminuindo com o tempo, devido à agilidade de atendimento dos profissionais de saúde. Ao todo, durante os dois dias, quase mil crianças foram vacinadas, sendo cerca de 400 em Nova Contagem e o restante no Eldorado.
Nem a chuva que caiu na cidade espantou as pessoas, que foram atendidas até às 13h. Caso, por exemplo, de Helen de Oliveira Nunes, que acompanhou os filhos Arthur e Luiza. “Esperamos muito por esse momento. E viemos aqui para que as crianças pudessem receber essa proteção. Estamos felizes por isso”, declarou.
Presente ao evento, a prefeita Marília Campos salientou, novamente, a necessidade da vacinação em Contagem. “Estamos acompanhando a vacinação de crianças de 8 a 11 anos nesse domingo. O movimento de hoje muito nos alegra, pois mostra que os pais estão cientes e confiantes da necessidade que é vacinar. Vacinando a criança, protege-se, além dela, também quem está ao redor”, relatou. “Mantemos o apelo aos pais. É importante que as crianças comecem o ano letivo com proteção. É devido a vacina que as consequências da pandemia estão sendo abrandadas, assim como as internações graves. Estivemos com o mutirão da vacina em Nova Contagem, e também no Eldorado, com adesões que corresponderam às nossas projeções”.
A expectativa da Prefeitura é de, já na próxima semana, ampliar a faixa etária das crianças a serem vacinadas, o que vai depender da chegada de mais imunizantes. “Queremos promover o Dia D da vacinação. Contudo, precisamos articular e planejar essa ação, para que seja tão satisfatória como vem sendo as demais que estamos fazendo”, contou o secretário de Saúde de Contagem, Fabricio Simões. “Enquanto isso, as nossas unidades básicas (UBS) estarão vacinando normalmente durante a semana. Queremos que a população continue se mobilizando, tanto crianças como adultos, para que juntos, consigamos vencer essa batalha o quanto antes. A vacina é segura. Parabéns aos pais que aderiram a essa ideia”, completou.
Liga da Vacina e diversão
As crianças presentes se dividiram entre a fila e a interação com os personagens. Estiveram presentes os Transformers, Chapolim Colorado, Hulk, Homem-Aranha e a Mulher-Maravilha, além do Zé e da Maria Gotinha. Uma dessas crianças, Matheus Souza, de 9 anos, fez o alerta: “Essa vacina não dói. E nos protege da Covid. As crianças precisam, também, se vacinar”. Júlia Almeida, também de 9 anos, exibia um “certificado de coragem”. “Vacinar faz bem para a saúde”, disse. O pequeno Isaac, de 8 anos, também comemorou: “É uma picadinha de nada que não dói. Todos deveriam vacinar”.
Mais registros no Flick da Prefeitura, em duas galerias de fotos: