As vendas de fim de ano ajudaram o setor do comércio de Contagem na superação da crise econômica. Todos os shoppings do município registraram um crescimento superior a 10% do volume de vendas, na comparação com o ano de 2020 e 2019. É uma marca importante, tendo em vista que o comércio representa 28% de toda estrutura produtiva da cidade – a segunda maior. Ao mesmo tempo, é o segundo setor que mais gera empregos formais na cidade, segundo os dados do Observatório Socioeconômico de Contagem, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Alexandre Botelho, gerente geral do Big Shopping, explicou que o total de vendas do mall foi superior a 2019 em 15%. “As vendas foram boas, com grande movimento de pessoas. Apesar da redução do ticket médio, os clientes estavam mais propensos a presentear, acho que pelo fato da saudade e do reencontro”.
Ticket Médio é o valor gasto pelos clientes nas vendas de um período. Serve como indicador de desempenho de vendas.
Para o ano de 2022, Botelho tem boas expectativas. “Os lojistas estão bastante animados com o varejo para esse ano. O Big Shopping está com menos de 3% de lojas vagas e tende a encerrar o primeiro semestre com zero vacância, o que aumenta a oferta de produtos, serviços e alimentação. Estamos com um planejamento de marketing bastante agressivo e focado em grandes eventos de lazer e entretenimento para nossos clientes em 2022, gerando um ambiente bastante animador de fluxo de pessoas, e, consequentemente, aumento nas vendas. Muitas novidades vêm por aí”
O shopping Só Marcas Outlet também registrou crescimento de 15% nas vendas. Mário Valadares, proprietário do mall. avalia que parte do crescimento se explica pela retração de lojas em comparação a 2019, somado a demanda reprimida de consumo.
Carlos Wagner, diretor do Shopping Contagem, anotou um crescimento de 12% no seu volume de vendas, na comparação com o ano de 2020. “Acompanhamos o crescimento médio de vendas dos shoppings da Região Metropolitana de Belo Horizonte e mantivemos o número de vendas, se compararmos com 2019. Natal é um período muito importante para os consumidores, que, neste ano, voltaram a experimentar a magia da data em nosso mall”.
Wagner também apontou que com a junção da Black Friday e o Natal, o quarto trimestre do ano acaba sempre sendo beneficiado. “O comércio ficou mais aquecido devido ao aumento de fluxo, reflexo direto do avanço da vacinação contra Covid-19. Além de dar mais segurança aos clientes, a imunização permitiu o fim de restrições nos horários de funcionamento de lojas”.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Contagem, René Vilela, destacou o conjunto de medidas desenvolvidas pela atual gestão municipal no enfrentamento dos impactos da pandemia sobre a economia. “Começou com o próprio Pacto Pela Vida, programa construído em diálogo com os empresários da cidade, e, agora no fim do ano, o Natal de Luz e a antecipação do 13º salário dos servidores públicos, como medida de estímulo econômico ao comércio local. Em certa medida, o aumento de vendas também reflete maior otimismo da população com o ano que se inicia”.
Feirantes da Economia Solidária também faturam nas festividades de Natal
Os expositores do Programa Economia Solidária, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, também obtiveram ganhos expressivos com as festividades de fim de ano. Pesquisa feita pela secretaria, junto aos feirantes, aponta que mais de 83% dos empreendimentos movimentaram até R$ 5 mil nas feiras que ocorreram em todas as oito regiões, impulsionada pelas decorações do “Natal de Luz”.
Quase 2 milhões de lâmpadas foram ligadas em 31 pontos da cidade, distribuídos em todas as oito regionais de Contagem. Além da iluminação, a Prefeitura de Contagem organizou apresentações musicais, circenses e colocou a carreta do Papai Noel para percorrer as regiões vilas e periferias da cidade.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Viviane França, destacou a importância dos ganhos proporcionados aos expositores da economia solidária pela movimentação de Natal. “A economia solidária tem se mostrado como única fonte de renda para muitas famílias contagenses. Mais de 80% dos empreendimentos são compostos por mulheres. Assim, além de integrar um espaço de cultura e lazer entre as pessoas, é um importante programa de geração de renda da cidade.”