Em 2021, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável-Semad, deu início a diversas ações que integram o Plano Municipal de Arborização Urbana-PMAU, iniciativa inédita na cidade e, que tem como objetivo planejar o manejo arbóreo na cidade.
Diante disso, uma dessas ações do PMAU foi a realização de plantios de árvores em áreas estratégicas por todo município, como os terminais Ressaca e Petrolândia, o Complexo Hospitalar de Contagem e o parque Fernão Dias, além de alguns corredores, foram alguns dos lugares que receberam mudas de espécies de árvores nativas como ipês-amarelos, brancos, rosas e roxos, oitis, quaresmeira, entre outras.
Segundo a diretora de Arborização Urbana, da Semad, Erika Henriques Pacheco, cerca de 770 mudas de espécies nativas foram plantadas ao longo do ano. “Esses plantios aconteceram com o objetivo de recompor e ampliar a cobertura vegetal na cidade de forma coordenada, melhorando a qualidade ambiental e proporcionando além de uma vida mais saudável, uma cidade mais bonita”, explicou Erika.
“Seguimos uma diretriz do PMAU, orientando a população quanto a necessidade de um plantio correto, ou seja, a árvore certa no lugar certo, que faz com que ocorra uma redução dos conflitos com equipamentos urbanos e melhoria na condição para o crescimento das árvores”, ressaltou.
Em junho de 2021, a Semad lançou o questionário sobre o PMAU para estimular a participação popular na construção do plano. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Maria Thereza Camisão, para garantir o sucesso do plano, era necessário saber a percepção da população em relação ao meio ambiente da cidade.
“Nós queremos que a cidade nos mostre a percepção dela sobre a arborização de Contagem. Se ela é satisfatória e se a população está disposta a ajudar nessa arborização”, explicou. “Esse questionário é importante para nos orientar em relação às nossas ações de planejamento”, relatou a secretária.
Para finalizar, Erika afirmou que para este ano, a Semad dará seguimento no planejamento de plantio por toda a cidade, por meio das regionais, com o levantamento de áreas aptas a receberem as mudas.