Com as baixas temperaturas em Contagem e todo Estado que tem previsão de se estender até neste sábado (31/7), equipes da Prefeitura estão indo às ruas para acolher a população sem-teto. A ação, denominada “Acolhe Contagem”, está sendo realizada em todas as regiões da cidade por meio da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, a Defesa Civil, a Guarda Civil, as administrações regionais e a Polícia Militar de Minas Gerais.
A prefeita Marília Campos acompanhou o início da ação na noite gelada de quinta-feira (29/7), no bairro Eldorado. Foi feita a abordagem, o acolhimento e a distribuição de cobertores para a população em situação de rua. Segundo ela, o município tem cuidado da população que vive nas ruas e se mobilizado para trabalho solidário e para que procurem os abrigos municipais. “A equipe do “Acolhe Contagem” está convidando as pessoas para irem para os abrigos da Prefeitura e, ao mesmo tempo, realizando a distribuição de agasalhos, cobertores e acolhendo toda essa população que merece o nosso respeito”, ressaltou.
A Prefeitura também ampliou a quantidade de vagas nas unidades de acolhimento. Estão sendo disponibilizadas mais 100 vagas de acolhimento na Casa de Passagem e no Abrigo Bela Vista, com oferta de alimentação, higienização, guarda de pertences e pernoite 24 horas.
A superintendente de Assistência Social, Michele Cadeira, explica que a Prefeitura de Contagem está de prontidão e reforçou estratégias de proteção, principalmente após o anúncio da chegada da onda fria aos municípios de Minas e à Região Metropolitana de BH. “Com as baixas temperaturas, a população mais afetada é a que se encontra em situação de rua, por isso estamos com a força-tarefa, que envolve 24 horas de prontidão para atender este público”.
A secretária de Desenvolvimento Social, Viviane França, informou que a equipe do Serviço de Abordagem Social, que atua em todo município com apoio das oito regionais e dos servidores, intensificou a orientação para a proteção dos usuários em dias de temperaturas mais baixas, especialmente, no período noturno. “O foco é o encaminhamento para as unidades de acolhimento. Os que não aceitarem o encaminhamento, estamos entregando cobertores e alimentos. Compreendemos que o rompimento com o vínculo da rua não é uma tarefa do dia para a noite”, reforçou.
A moradora do bairro Eldorado, Josiane Alves, aprovou a ação da Prefeitura e considerou fantástica. “O ideal é que todos fossem para os abrigos. Eu já estava incomodada em vê-los aqui na praça e quis muito ajudar”, disse.
CONHEÇA OS LOCAIS DE ACOLHIMENTO EM CONTAGEM:
Casa de Passagem
Formas de acesso: demanda espontânea e encaminhamentos pelos serviços que atendem a população em situação de rua.
Endereço: rua Tom Jobim, 2.890, bairro Cidade Industrial.
Centro Pop
O Centro Especializado em População em Situação de Rua – Centro POP Eldorado
Endereço: rua Sevilha, 55, no bairro Santa Cruz.
Além do acolhimento, o equipamento disponibiliza uma carteirinha (mediante cadastro) ou ticket para o morador de rua alimentar-se gratuitamente em qualquer restaurante popular da cidade. O equipamento funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.