Mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está com as obras em ritmo acelerado. A UPA Nacional já está com mais de 70% das obras executadas, sendo que no mês de abril, após o pedido de prioridade pela gestão municipal, estava com 35% de execução. A previsão de entrega da obra é para novembro deste ano e o investimento de R$ 5,4 milhões.
A construção das duas UPAS na cidade, uma no Nacional e outra no Industrial (UPA Monte Cristo), é uma das prioridades para a prefeita Marília Campos que faz questão de acompanhar o andamento das obras. “A saúde tem pressa nesse momento de pandemia da Covid-19. Queremos entregar esses equipamentos para atender melhor a população, garantindo mais leitos e acesso mais amplo aos serviços de saúde. Contagem merece investimentos como este”, disse.
UPA Nacional está sendo construída na rua Almenara, 300, bairro Pedra Azul. Ela terá capacidade de atendimento de 350 pacientes por dia. A estrutura tem um pavimento e conta com recepção; salas de acolhimento e classificação de riscos; salas de urgência e emergência; consultórios médicos; salas de medicação; ambulatórios de exames (laboratoriais e de radiologia); enfermarias para observação; além de áreas administrativas e de apoio aos trabalhadores e trabalhadoras que atuarão na unidade.
Uma comissão de moradores da região Nacional também está acompanhando as obras da UPA Nacional como forma de gestão participativa e democrática. O Distrito Sanitário Nacional, ao qual pertence a UPA Nacional, conta hoje com seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e duas farmácias distritais. A construção da UPA dará suporte à rede de Saúde dos 39 bairros e vilas que compõem a região Nacional, além de integrar à rede de urgência e emergência que conta hoje com cinco UPAs em Contagem.