A prefeita Marília Campos participou na noite desta terça-feira (4/5), de forma remota, de mais uma plenária de regionais, desta vez com a Regional Industrial.
Trata-se do sexto encontro promovido pela prefeita, que tem como característica do seu governo uma gestão voltada para uma maior participação popular na criação de políticas públicas no município. Além de permitirem a apresentação de serviços já realizados, os encontros têm como objetivo aprofundar a relação da administração pública com a população, criando uma gestão mais democrática e participativa.
Cerca de 360 moradores da Regional Industrial participaram da reunião on-line, que permitiu a eles conhecerem as demandas atendidas no primeiro trimestre de mandado, e também apresentarem as demandas que ainda precisam de atenção. Entre elas, mais médicos na atenção básica, construção de Unidade Municipal de Educação Infantil - Umei, políticas públicas para mulheres e obras para amenizar a situação dos alagamentos no território, um dos maiores problemas da região.
Assim como nos encontros anteriores, o secretário de Governo Pedro Amaral destacou a importância de debater com a população as políticas públicas e a necessidade de fortalecimento das regionais. “O governo sempre adotou uma característica de incentivar a participação popular para debater as demandas e necessidades da comunidade. Nós adotamos novas medidas para fortalecer as oito regionais que temos em Contagem, padronizar a cesta de serviços que é oferecida nas regionais para facilitar a vida da população, que não irá precisar ir às Secretarias para dar entrada em uma solicitação. E para isso já estamos capacitando os servidores para que eles possam prestar esses atendimentos dentro das regionais”, relatou.
O secretário também falou sobre os comitês locais que já estão sendo criados para discutirem as prioridades dos serviços a serem prestados para a comunidade.
Respondendo aos questionamentos, a chefe do executivo municipal falou sobre as dificuldades enfrentadas no início do mandato. “Todo início é difícil, mas na pandemia é diferente. É um processo difícil e novo, no qual nos adaptamos para manter a cidade sob controle, garantindo a assistência àqueles que estão doentes, a vacinação e a solução de problemas que não são resolvidos a curto prazo”, explicou a prefeita.
Marília também fez um panorama da situação da saúde em geral e afirmou que a Prefeitura está mobilizada para resolver as questões locais o mais breve possível. “Fui informada sobre a vinda de dois médicos para a região, mas sabemos que isso ainda não é suficiente. Chegamos aqui no município com um déficit de 47 médicos, hoje esse número já caiu para 21. Além disso, herdamos um processo de terceirização na urgência e emergência e uma desvalorização muito grande dos servidores da atenção básica. Não pensem que estamos omissos com a situação, estamos acompanhando e tentando resolvê-la o mais breve possível”, afirmou.
Outro grande desafio que a prefeita relatou foi sobre a continuação das intervenções no município. “A continuação das obras que herdamos irão melhorar a infraestrutura da nossa cidade e garantir mais empregos; através dos investimentos públicos iremos construir uma cidade com mais justiça, pois haverá mais renda com a criação de oportunidades de trabalho”, disse ela.
A administradora da Regional Industrial, Renata Gomes apresentou as ações e serviços que foram desenvolvidos e prestados pela regional. Segundo ela, "a regional está seguindo as orientações da prefeita e está promovendo encontros com lideranças e a comunidade de forma remota para conhecer e trazer a população para mais perto".
Para finalizar, a prefeita Marília afirmou que um dos presentes que ela gostaria de dar para Contagem no aniversário da cidade é entregar uma cidade mais limpa e com a manutenção dos serviços urbanos em dia. “Uma cidade que está suja é uma cidade que não está sendo cuidada. Não é uma tarefa fácil, herdamos uma estrutura em que só 40% da cidade tinha cobertura de manutenção. Mas reorganizamos o orçamento, contratamos mais equipes que estão chegando este mês para podermos finalizar esse conjunto de intervenções que irão garantir que nossa cidade fique limpa e mais cuidada”, finaliza.
Além de secretários municipais, participaram da reunião a líder do Governo na Câmara, Moara Sabóia, e os vereadores Vinícius Faria, Pastor Itamar, Arnaldo de Oliveira e Daniel do Irineu.
Políticas públicas para mulheres nos territórios
A superintendente de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Contagem, Neimara Coelho Lopes, convidou as mulheres presentes para integrarem o Grupo de Trabalho Mulheres Regionais, que irá organizar as mulheres para serem cada vez mais ativas na construção de políticas específicas para o setor em casa território. “Nossa conversa é sobre uma construção coletiva, pensar políticas assertivas para as mulheres nessas escutas, ouvindo o que de fato elas precisam”.
Recentemente membros da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania se encontraram remotamente com a prefeita para discutir políticas públicas para mulheres em Contagem. Saiba mais AQUI.