A prefeita Marília Campos se reuniu com secretários municipais, representantes da MRV Engenharia e da Transcon nesta sexta-feira (19/3) para discutir os impactos que a Arena MRV, a ser construída em Belo Horizonte, causará em Contagem. A reunião ocorreu de forma virtual.
O estádio, com capacidade para 45 mil pessoas e com obra orçada em R$ 560 milhões, será construído na avenida Presidente Kubitscheck (Região Noroeste de BH), um dos corredores de acesso a Contagem. O empreendimento chama atenção pela dimensão e pelas intervenções criadas ao seu arredor. São 13 pontos a serem modificados, em sua maioria já aprovados pelas autoridades de Belo Horizonte.
Na avaliação de Marília Campos, as obras vão impactar positivamente na cidade. Contudo, ela fez algumas ressalvas e solicitou um estudo maior sobre o fluxo de carros nos bairros da cidade mais próximos ao estádio. ““É importante para Belo Horizonte e Contagem que essa obra aconteça. Certamente vai valorizar as áreas próximas, diminuir problemas que há anos complicam a circulação de veículos, mas temos que avaliar todo o conjunto, de forma minuciosa, a fim de buscarmos equacionar ideias, teorias e práticas. Precisamos avaliar algumas questões pontuais, como, por exemplo, a quantidade de público que poderia ir de Contagem para os dias de jogos e como isso impacta os bairros da cidade que são limítrofes”, ressaltou a prefeita. “Com a construção de vias de acesso, certamente de ótima qualidade, acredito que possa ocorrer uma preferência de torcedores de transitar por ali, seja vindo de Ribeirão das Neves, Contagem ou Pampulha, e isso, consequentemente, pode aumentar o fluxo de veículos e impactar mais a cidade”, completou.
Na conversa, foi demonstrado por slides o cenário atual, como a obra pode beneficiar o trânsito local e o legado que ela deixará. Ainda foi ressaltado que todos os prognósticos foram feitos baseados no cenário mais caótico possível, a fim de evitar surpresas futuras. Para tanto, foi escolhido o horário de 18h, de uma quarta feira.
Num primeiro momento, foi apresentado como o trânsito no entorno está atualmente. Já num segundo cenário, foi exibido como ficaria a situação se nenhuma intervenção fosse feita no local, mesmo com a construção da Arena. Já numa terceira hipótese, os representantes da MRV mostraram como ficará o trânsito local, mesmo em dias de jogos, mas com as mudanças nas vias e viadutos que estão projetados. Mesmo com um fluxo maior, é esperado que o trânsito melhore no horário analisado. Já em dias sem jogos, a melhoria é ainda mais significativa.
Por conta de algumas obras da Prefeitura já aprovadas, há um receio de que intervenções previstas no projeto da MRV entrem em conflito com o planejamento municipal para a região. Por serem 13 pontos modificados, será necessário analisar o projeto de forma mais aprofundada a fim de que o impacto no trânsito seja minimizado, evitando percalços, como a necessidade de se refazer obras ou mudança em projetos municipais futuros.
Também participaram da reunião os secretários municipais de Contagem Isnard Horta (Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente), Marcos Túlio de Melo (Obras), Douglas Miranda (Gabinete) e o presidente da Transcon, Renato Ribeiro.