Na tarde desta quinta-feira (21/1), a prefeita Marília Campos recebeu a visita do secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, para dialogar sobre o impacto da implantação do projeto do Rodoanel. O encontro ocorreu na sede da Prefeitura de Contagem e contou com a participação das equipes técnicas das duas esferas de governo.
Na reunião, Marília Campos lembrou que acompanha os desdobramentos sobre o Rodoanel desde que era deputada estadual e expôs suas preocupações com a implantação do projeto. “É importante conversarmos sobre essa obra. Precisamos saber os impactos ambientais, sociais e econômicos que essas intervenções trarão para a cidade. Devemos nos atentar para a preservação da represa Vargem das Flores, que abastece Contagem, Betim e parte de Belo Horizonte. Com o desastre ambiental de Brumadinho, esse reservatório de água é essencial para o abastecimento dos três municípios e não pode ser sacrificado com adensamento urbano”, destacou.
A prefeita afirmou também que é relevante a aprovação de legislações que assegurem a continuidade das obras. “Essa é uma intervenção que vai mudar a vida de milhões de pessoas. É preciso comprometimento legislativo para garantir a continuidade da construção do Rodoanel. Não é uma obra de governo, é uma obra de Estado, que deve ser concluída com o menor impacto possível na vida dos moradores”, pontuou.
O secretário de Estado, Fernando Marcato, disse entender as considerações da gestão municipal. “A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) vai avaliar e apresentar propostas para a prefeita. Nossa equipe vai se reunir com os secretários municipais para discutir a viabilidade de implantação dessa grande obra viária”, assegurou.
Participaram do encontro o vice-prefeito Ricardo Faria, a subsecretária de Estado de Mobilidade, Mônica Lanna, o subsecretário de Infraestrutura, Breno Longobucco, e os secretários municipais de Obras, Marco Túlio de Melo, de Meio Ambiente, Maria Thereza Mesquita, de Governo, Pedro Amaral, de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Isnard Horta, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, René Vilela.
Rodoanel
Com estudos iniciados na década de 1970, o Rodoanel é uma proposta do Estado para readequar o sistema viário da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O projeto foi reformulado ao longo dos anos e, atualmente, é traçado sob 15 municípios, dentre eles Contagem.
Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, o projeto é uma das prioridades do governo estadual em infraestrutura. “O Rodoanel surge com o objetivo de capturar o fluxo de travessia na região metropolitana. Com esse novo contorno viário, a região vai ter ganhos com segurança no trânsito e fluidez na mobilidade urbana”, afirmou.
A obra terá 100,6 quilômetros, com duas faixas por sentido. Cerca de 12,3 quilômetros são previstos em Contagem, no trecho que compreende a LMG-808 e BR-381. A expectativa é que 32 mil veículos circulem diariamente no Rodoanel.
Bacias de Contenção
No encontro com a equipe do Governo do Estado, Marília Campos cobrou agilidade para solucionar os problemas com enchentes. “Montamos a comissão de trabalho para viabilizar a conclusão das obras das bacias de contenção dos córregos Riacho das Pedras e Ferrugem. Elas são fundamentais para lidar com os problemas de enchentes que ocorrem todos os anos em Contagem e Belo Horizonte”, declarou a prefeita.