O Parque Fernão Dias possui umas das maiores áreas verdes em Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Para garantir que esse espaço continue sempre verde o espaço recebeu, em Contagem 107 anos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), um plantio de vegetação do bioma do Cerrado e Mata Atlântica. O grupo de escoteiros Antônio Raposo Tavares também ajudou na ação.
Ao todo 107 mudas das mais diversas espécies existentes nos dois tipos de bioma, foram espalhados pela parte territorial do parque dentro do perímetro de Contagem. Por haver um clamor da população em querer a reabertura do parque e de mantê-lo bem cuidado, a Semad promovei a ação que é um passo inicial para a preservação daquele ambiente rico em flora e fauna silvestre.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Wagner Donato, falou sobre a preocupação que a sua pasta tem com o parque. Ele também ressaltou que outras ações, em prol da preservação ambiental, também acontecerão durante a gestão do prefeito Alex de Freitas. “Fizemos um trabalho de requalificação por meio do plantio de novas árvores e sabemos que ainda temos uma meta para cumprir durante o governo do nosso prefeito. Temos o plano inicial, até 2020, de plantarmos 100 mil mudas de árvores por toda nossa cidade e ao olharmos para o parque, é de total dever da Semad demonstrar carinho e preservação”, afirma Donato.
Quem também participou do plantio foi o grupo de escoteiros Antônio Raposo Tavares que contou com a ajuda da equipe do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Durante o plantio cada um pegou uma muda de um tipo de bioma (Cerrado ou Mata Atlântica), e se espalharam pelo parque para plantarem em equipes. Cada um ajudou de alguma forma, no ato de cavar, colocar a muda no buraco, jogar a terra por cima e regar com água.
A natureza ali existente é um aliado para a cidade, por exemplo, durante o período chuvoso as raízes das árvores impedem o alagamento de alguns pontos na cidade por causa da absorção. E vale ressaltar que os cerca de 98 hectares, cerca de 1,3 milhão de metros quadrados de verde exuberante, ajudam de forma natural o combate à poluição do município de também da cidade de Betim.
Para o analista ambiental do IEF, André Santana, o parque tem a sua importância como um todo, tanto para os moradores de Contagem quanto para a vida animal e vegetal ali existente. “Todas as ações que envolvem o plantio de árvores são sempre compensatórias. Tudo o que fomente o cuidado e preservação de um espaço, torna-se símbolo de zelo e amor”, finalizou Santana.