Cerca de 150 idosos participaram, na manhã desta sexta-feira (11), de um café da manhã em comemoração ao Dia das Mães. A confraternização ocorreu no Espaço Bem Viver (EBV) Mário Covas, no bairro Central Park, Regional Sede.
Organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, o evento procurou levar mensagens de otimismo, carinho e bem-estar às idosas, além de parabenizá-las pelo Dia das Mães, que neste ano será comemorado oficialmente em 13/5, próximo domingo.
Para homenageá-las, a equipe do EBV Mário Covas montou uma deliciosa mesa de café da manhã com quitutes e as presenteou com um delicado chaveiro. De acordo com o coordenador do espaço, Alexandre Camilo, o evento foi a forma singela encontrada para demonstrar a importância delas - e também daqueles que fazem o papel de “pães” - na estrutura familiar. “ Todos os dias eles (idosos) nos doam tanto carinho que resolvemos retribuir. Aqui, somos uma família, dividimos momentos bons e tristes. Portanto, essa data não poderia passar em branco”, ressaltou o coordenador.
O EBV Mário Covas é um dos equipamentos municipais voltados para o atendimento da pessoa idosa em Contagem, com foco na promoção de oficinas e atividades físicas que estimulam o envelhecimento saudável, digno e ativo. Atualmente, o espaço oferece aulas de ginástica, yoga, artesanato, além de forró e aulas do programa de Educação de Jovens e Adultos/Idosos (EJA).
O Forró da Melhor Idade ocorre toda quarta-feira, das 13h às 16h30, e as aulas do EJA são ministradas de segunda a sexta, no período da manhã. Segundo Alexandre Camilo, no espaço são atendidos, em média, 600 idosos por semana. O EBV Mário Covas está localizado na rua Manoel de Matos, 162 - Central Park, Contagem (Contato: (31) 3352-5749).
Política Pública para a Pessoa Idosa
Além do EBV Mário Covas, Contagem possui mais dois equipamentos destinados ao acolhimento dos idosos. São eles: o EBV Luiz Palhares, na Regional Vargem das Flores, e Espaço do Saber, na Regional Eldorado. Dentro da Política Pública para a Pessoa Idosa, há também o acompanhamento dos grupos de convivência que estão distribuídos por várias regiões da cidade.
Ao todo, são atendidos aproximadamente 4 mil idosos. De acordo com a assistente social da Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Kelly Regina, a ideia é ampliar esse número e contemplar idosos que não acessam os serviços públicos, por desconhecimento ou falta de estímulo.
“Em breve, construíremos um diagnóstico no município para conhecer melhor esse público. Queremos verificar quais são as reais necessidades para, então, propor uma política efetiva, na qual a prevenção e o envelhecimento digno, ativo e saudável sejam os eixos centrais e possam alcançar um número maior de idosos”, afirmou Regina.