Entre sorrisos, muita música e brincadeiras, a tarde de terça-feira (14/10), no Parque Ecológico do Eldorado, foi invadida pela animação da criançada aproveitando as atividades promovidas pela Prefeitura de Contagem no Projeto “Brincar é Direito”. A ação faz parte das comemorações especiais do mês das crianças, coordenada pela Superintendência de Políticas para a Infância e Adolescência, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, dentro do Programa “Mais Direitos Humanos”. A ação visa incentivar o lazer e as brincadeiras como instrumentos fundamentais de inclusão social e cidadania, além de estimular a formação de crianças mais conscientes dos seus direitos e deveres e já aconteceu também nas regiões Sede, Petrolândia e Riacho.
O espaço contou com pula-pula, futebol de sabão, castelo inflável, cama elástica, além de diferentes brincadeiras acompanhadas por monitores, que traziam ainda mais empolgação para as crianças. O evento tem o objetivo de proporcionar para a comunidade infantil espaços de convivência e diversão por meio de atividades recreativas, fortalecendo o vínculo social e familiar. Durante a semana em todas as regionais serão ofertadas brincadeiras com espaços diferenciados, gratuitamente, para as crianças de até 12 anos.
A subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania, Sara Mireis,
prestigiou o evento e ressaltou que o projeto busca assegurar
o brincar como um direito além de contribuir no desenvolvimento
das crianças: “O Projeto Brincar é Direito reforça que a brincadeira
vai além do lazer, sendo essencial para o desenvolvimento
cognitivo e social das crianças. A iniciativa busca garantir o direito
de sociabilizar, valorizando e respeitando os direitos das crianças
e adolescentes de Contagem, levando alegria e oportunidades de
brincar a todas as regionais do município, mostrando
que a política pública é para todos”.
Sara Mireis, subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania
Para a superintendente de Políticas Públicas para Infância e Adolescência, Carolina Ribas, é fundamental trazer essa vivência nas praças e parques, fazendo com que as crianças ocupem a cidade com brincadeiras. “A forma como as crianças se expressam nos inspira a continuar oferecendo esses espaços. O projeto busca resgatar a vivência e a socialização, especialmente em tempos de cultura das telas, criando um ambiente acessível para que todas possam brincar durante as férias, e apoiando as famílias que muitas vezes estão com elas dentro de casa, com muita energia”.
E completou: “É muito importante considerarmos que a criança é um ser humano completo, com direitos e a forma como ela conhece e vive o mundo é a brincadeira. Então, proporcionar isso de uma forma acessível em lugares públicos da cidade, com segurança e proteção, é investir no direito dessa população que para nós é a prioridade”.
A diversão tomou conta do Parque Ecológico do Eldorado Fotos: João Pedro Alcântara/PMC
Alegria e diversão
As atividades alegraram muitas famílias, permitindo a apreciação dos espaços e a criação de vínculos e interações. Maria Francisca, do bairro Morada Nova, levou sua filha, Maria Roberta, de 9 anos, para se divertir. Ela comentou como brincar ajuda no bem-estar das crianças. “Trouxe minha filha porque ela adora brincadeiras ao ar livre, especialmente neste parque. Esses eventos são importantes para as crianças se divertirem, se exercitarem e interagirem. Sempre participamos! Acho essencial a Prefeitura promover atividades assim, já que muitas crianças passam muito tempo em casa. Minha filha gosta tanto que vamos a todos os eventos.”
Maria Roberta reforçou a fala da mãe, ressaltando as brincadeiras que mais aproveitou: "Acho as brincadeiras muito legais, a que mais brinquei foi pular corda, o pula-pula e o escorregador também, essas atividades são boas para a gente brincar nas férias”.
Talia dos Santos,10, foi para o evento acompanhada da madrinha e sua avó e aproveitou ao máximo as atividades, ressaltando ainda a possibilidade de se desconectar das tecnologias. “Tudo está muito legal, estou brincando bastante. A brincadeira que mais gostei foi do morto-vivo, também fui no pula-pula e no escorregador inflável. Eu acho muito bom ter essas atividades porque a gente se diverte, brinca e esquece do telefone, saindo das telas”, disse.
Outra criança que se divertiu foi o Arthur Matos, 10, do bairro Três Barras. “Eu vim com minha tia e gostei muito das brincadeiras com o bambolê e com a corda. São atividades muito divertidas e importantes para nós crianças, especialmente agora, nas férias, porque ajudam a distrair, gastar energia e aproveitar o tempo”, comentou.
Direito à infância ativa
No evento também teve a presença das crianças e adolescentes do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi), que se identificaram e aproveitaram muito dos brinquedos infláveis. A referência técnica de casos do Capsi, Ana Paula Maia, acompanhou o grupo nas atividades e destacou como as dinâmicas e o lazer permitiram mostrar um mundo mais colorido para os pequenos. “Esses momentos de diversão e movimento são importantes para que as crianças e adolescentes, muitos em situação de vulnerabilidade, possam se expressar livremente, sem rótulos. As atividades permitem que a equipe os conheça melhor e mostre novos caminhos, com leveza e alegria, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento deles”.
O Programa “Mais Direitos Humanos" e o projeto "Brincar é Direito" acontecem desde 2023, com ações durante o ano inteiro, em todas as regiões, trabalhando somente com o lúdico e as brincadeiras. No mês de outubro, a ação acontece durante a semana das crianças em todas as regionais, com infláveis e espaços diferenciados. A Prefeitura de Contagem busca estar sempre elevando e valorizando momentos de felicidade e entretenimento a todas as crianças do município.
Brincar é Direito na Sede
Na Sede, o palco do “Brincar é Direito” foi o parque Gentil Diniz, na quarta-feira (15), das 9h às 11h. O evento foi marcado com muitas brincadeiras, jogos cooperativos, atividades recreativas e muita diversão para os pequenos moradores, que adoraram as atividades.
O evento contou, entre outros, com cama elástica, escorregador inflável, e o favorito dos irmãos Ruan Felipe e Emily Cristina, futebol de sabão: “Estamos gostando muito, os brinquedos, principalmente o futebol de sabão, e comidas, está tudo muito bom”, afirmou Ruan, o que confirmou Emily, com muita alegria.
“Gostaria de agradecer a Prefeitura por esse evento maravilhoso. Trouxe o meu sobrinho, ele está adorando”, disse a Luciana Vieira, moradora da região Sede.
Maria José Pereira, do bairro Monte Castelo, não ficou de fora da diversão. Ela levou sua neta e vizinhas. “Já é o segundo dia que venho ao evento, sempre cheio, com muitas crianças. Tudo muito bonito e legal. As crianças que vieram comigo estão amando”, relatou.
Também moradora da região Sede, Ivanir Alves destacou que “as crianças amam, e nós mães também, por termos esse momento com nossos filhos nessa semana de recesso”.
As crianças se divertiram bastantes durante a ação "Direito de Brincar" Fotos: João Pedro Alcântara/PMC
Confira a continuidade da programação:
16/10 (quinta-feira)
9h às 11h30 – Regional Nacional – Parque Vale das Amendoeiras – Rua Turfa, 301, Pedra Azul
14h às 16h30 – Regional Ressaca – CEU das Artes – Rua Magnólia, 100, Arvoredo
17/10 (sexta-feira)
9h às 11h30 – Regional Vargem das Flores – CEU das Artes – Rua VP-2, 2490, Nova Contagem
14h às 16h30 – Regional Industrial – CSU Amazonas – Rua Tiradentes, 2750, Industrial 3ª Seção
CLIQUE AQUI E acesse a galeria de fotos (Sede)
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos (Eldorado)