Em Contagem, nesta sexta-feira (28/2), os atendimentos nos 11 postos do Cadastro Único estão suspensos. Será realizada a capacitação nacional dos servidores que atuam no setor, devido à migração de dados do CadÚnico. A medida é necessária para que eles possam entender as novas funções do sistema e possam utilizá-lo da melhor forma a partir de sua implantação.
Entre os dias 28 de fevereiro e 16 de março, o CadÚnico passará por um período de transição de dados da Caixa Econômica Federal para a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), novo agente operador do sistema. A reformulação é coordenada pelo governo federal e ocorre em todas as cidades brasileiras.
“O sistema vai ficar mais ágil e inteligente. Dessa forma, é necessário que a pessoa que acessa o sistema saiba todas as suas funções. Diante dessa necessidade, que vai ocorrer em âmbito nacional, no dia 28 de fevereiro estaremos fechados para o atendimento do CadÚnico”, destacou a diretora de Benefícios da Prefeitura, Cláudia Ferreira.
“Atualmente, nós estamos com cerca de cinquenta trabalhadores envolvidos no Cadastro Único. Todos passarão por essa qualificação. Após o Carnaval, no dia 6 de março, retornaremos para o trabalho com os atendimentos. Contudo, será feito, ainda, de forma manual, porque o sistema não terá sido iniciado, o que vai começar a partir do dia 17 de março”, informou Cláudia.