02 JUL 2024
GABINETE DA PREFEITA
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
REGIONAL NACIONAL
Prefeitura está transformando área de risco no Nacional em um espaço seguro de lazer e convívio social

A Prefeitura de Contagem trabalha todos os dias para atender cada necessidade dos moradores e o resultado são obras espalhadas por toda cidade, que cumprem o objetivo de garantir dignidade, segurança e bem-estar social para a população. É o que está acontecendo no bairro Estrela Dalva, na região Nacional, que está sendo contemplada com uma intervenção que representa alívio e sossego para famílias que vivem em uma área de risco da vila.

Encosta acidentada que estava em condição precária e oferecia riscos será transformada em área de lazer e prática esportiva para a comunidade - Fotos: Luci Sallum/PMC

Na rua Porto Seguro, existe uma passagem, conhecida como beco C, que dá acesso à rua Praia do Leme. Entretanto, o local, que fica em área acidentada, estava em condição precária. Mas, agora, está recebendo diversas obras: contenção de encosta; urbanização, que vai incluir pavimentação; guarda-corpo e escadaria. Por fim, em uma área onde se encontravam três moradias condenadas pela Defesa Civil será feito um espaço de convivência com academia da cidade e demais equipamentos que permitirão que os moradores se encontrem, desfrutem de lazer e atividades físicas. As intervenções são realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH).

Estou muito feliz de poder realizar esta obra e o que fazemos é trabalhar todos os dias para que nossa cidade fique melhor, principalmente para quem mais precisa das políticas públicas da Prefeitura.
Prefeita Marília Campos ao visitar o local para conversar com os moradores e fiscalizar as obras em andamento

Morador da vila há 41 anos, Clésio Ferreira destacou a luta da comunidade para conquistar melhorias para a região e mostrou alívio ao ver as transformações ocorrendo a cada dia. “Vivíamos em uma situação de insegurança, principalmente em época de chuvas. Pela primeira vez estamos recebendo uma obra e melhorias aqui. Estou muito feliz”, contou.

Cleidson dos Santos, conhecido desde criança como “Keu”, cresceu vendo de perto os riscos e os problemas que a comunidade enfrentou e agradeceu ao governo municipal por promover as melhorias que os moradores tanto precisavam.

Mais de 200 crianças passam por aqui para ir para a escola. Agradeço muito por termos sido atendidos, vamos ter um espaço para usar, com escada segura e vamos viver mais tranquilos.
Cleidson dos Santos, morador do local

Mais becos requalificados

A rua Porto Seguro, parte de cima do beco B, recebeu revitalização do pavimento dentro do Programa “Asfalto Novo”. O beco Nova Almeida, que tem uma escadaria íngreme, ligando as ruas Tambaú e Praia do Leme, também está contando com melhorias, com corrimãos, recuperação dos degraus, iluminação e outros serviços.

A rua Porto Seguro foi contemplada com nova pavimentação e a escadaria no beco do Almeida está recebendo melhorias
que trarão mais bem-estar e qualidade de vida aos moradores - Fotos: Luci Sallum/PMC

Asfalto Novo

No mesmo bairro, outra via está passando por uma importante melhoria. A rua Conde Bonfim, conhecida também como “beco Zé do Porco”, teve concluída nesta segunda-feira (1/7) a etapa de pavimentação, também incluída no Asfalto Novo. No total, a região Nacional terá 60 vias renovadas na nova etapa do programa, quase 19 km de extensão e aporte de R$65 milhões feitos pelo município.

Comunidade terá melhor mobilidade com a pavimentação da rua Conde Bonfim (beco do "Zé Porco") - Fotos Luci Sallum/PMC

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Revisão e edição: Ana Paula Figueiredo