A Prefeitura de Contagem realizou mais uma rodada de levantamentos de dados relativos à 11ª Operação Hefesto realizada no município. Os números continuam mostrando uma redução de 90% nos furtos de cabos de cobres na cidade, no período de um ano, em que mais de 60 estabelecimentos, conhecidos como “ferros-velhos” foram fiscalizados.
A reunião contou com vários órgãos de segurança pública e fiscalização, como Guarda Civil, Corpo de Bombeiros Militar/MG, Transcon, Polícia Civil/MG, Polícia Militar/MG, Vigilância Sanitária, Postura, Meio Ambiente, além de operadoras de telefonia. O levantamento constatou que, ao todo, foram feitas mais de 80 autuações em estabelecimentos que mantinham condutas irregulares e que, a maioria deles, modificou a postura no que diz respeito à comercialização desse tipo de material, que é ilegal.
“Esse enfrentamento de forma articulada mostrou que devemos dar atenção aos delitos praticados nas ruas, que acabam trazendo prejuízos e prejudicando a prestação de serviços importantes, como internet e energia. A força-tarefa e o patrulhamento ostensivo que a Guarda Civil, em conjunto com outras forças de segurança e instituições, vem dando resultado e isso é muito importante para nossa cidade. Agradeço o empenho de todos para tornar Contagem uma cidade mais segurança”, destacou a prefeita de Contagem, Marília Campos.
Operação Hefesto tem caráter informativo e fiscalizatório com o objetivo de inibir o comércio irregular de cabos e fios de cobre. Foto: Ronnie Von/PMC
Objetivo da operação
A Operação Hefesto não tem como meta oprimir o dono do estabelecimento, mas sim orientar e ajudar o comerciante, a sempre comprar materiais de procedência legal e segura, dando sequência ao trabalho de sustentabilidade que os ferros-velhos têm para a sociedade.
Portanto, a fiscalização vem como um projeto de prevenção e alerta aos donos desses comércios acerca da compra e comercialização de materiais sem procedência, proveniente de atos criminosos, que podem levá-los a responderem pelo crime de receptação, conforme prevê o artigo 180 do Código Penal.
Reflexos positivos
Nesta 11ª operação, a fiscalização foi realizada, especialmente, nas regiões Petrolândia e Eldorado, onde foram fiscalizados sete estabelecimentos que já estavam na “mira” do setor de Inteligência da Guarda Civil. Esses empreendimentos já haviam sido fiscalizados anteriormente e foram revisitados numa tentativa de verificar se as normas estavam sendo cumpridas.
“Devemos reconhecer o empenho de todas as instituições que participaram desse processo e que a Hefesto tem sido um sucesso em Contagem na redução desses números”, ressaltou a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, durante a reunião.
Os resultados atuais mostram uma redução drástica em notificações aos estabelecimentos graças a conscientização dos empresários desses locais. De acordo com o subcomandante da Guarda Civil de Contagem, Adrinei Eustáquio, as últimas ações terem dado resultados positivos.
“A operação continua com seu objetivo de coibir a prática de furtos e cabeamentos de fios, juntamente com a compra ilegal desses materiais, sempre com uma abordagem receptiva, chamando o comerciante para ser um parceiro da segurança pública”, destacou.
Dados anteriores
No ano passado foram contabilizados um total de 2.000 ocorrências de furtos de cabos de fios de cobre por meio do disque-denúncia, com a apreensão de 20 mil toneladas desse material pela Guarda Civil. Todo material foi incinerado e transformados em pó.
A Guarda Civil de Contagem também apresentou um balanço dos crimes classificados como “furto”, “furto qualificado” e “tentativa de furto”. Segundo a corporação, cerca de 44 prisões foram efetuadas, no período entre janeiro de 2023 e abril de 2024. O número total de furtos na cidade foi de 96 no mesmo período.
Disque - denúncia
O canal de comunicação da população com a guarda é simples, via WhatsApp. A meta é impedir ações que causam transtornos e prejuízos aos moradores da cidade. O número para realizar as denúncias é (31) 97306-4423. Ele está disponível 24 horas por dia, recebe reclamações de forma anônima, permitindo inclusive o envio de relatos, áudios, imagens e vídeos.