28 JUN 2024
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Prefeitura fortalece parceria com Governo Federal que anunciou mais de R$ 200 milhões em investimentos para o município
Recursos serão destinados às obras de macrodrenagem, construção de unidades de saúde, melhorias na mobilidade urbana, entre outras

Durante visita da comitiva da Presidência da República a Contagem nessa quinta-feira (27/6), a parceria entre os governos municipal e federal foi fortalecida com anúncio de repasse de investimentos para diversas áreas, como saúde, infraestrutura, saneamento, prevenção de chuvas e urbanização, atendendo aos pedidos que a Prefeitura tem buscado em Brasília.

Além do recurso na ordem de R$112 milhões do  Novo PAC para a realização de obras de macrodrenagem e requalificação viárias nas avenidas Carmelita Drummond Diniz e Dilson de Oliveira, que serão incluídas no escopo do projeto do Complexo Maracanã, o governo federal também anunciou investimentos para o Sistema Único de Saúde (SUS) de Contagem.

Mais saúde

Com os recursos federais, que ultrapassam R$15 milhões, serão construídas novas unidades de saúde nos bairros Lúcio de Abreu (Sede) e Vale das Orquídeas (Nacional); e um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), no bairro Europa (Sede), além de outras ações que visam impulsionar a reconstrução do SUS Contagem e ampliar o acesso da população à saúde pública de qualidade. Conquistas importantes que se somam ao investimento de mais de R$20 milhões que a Prefeitura tem feito na saúde, com reformas, ampliações e edificações de novas UBSs, UPAs e do Complexo Hospitalar.

Investimentos vão possibilitar a construção de novas unidades de saúde e a compra de novas viaturas para o Samu, melhorando o atendimento da população
Fotos: Luci Sallum/PMC(1), Janine Moraes/PMC (2) e Fábio Silva/PMC (3)

Contagem ainda vai receber os recursos pleiteados pela prefeita Marília Campos, junto ao Ministério da Saúde, para aquisição de mais 12 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que permitirão a renovação da frota e a melhora do atendimento à população e o repasse dos investimentos feitos durante a epidemia de dengue no município.

PAC Cidades

Conforme anúncio oficializado pelo governo federal em maio deste ano, Contagem vai receber investimento de R$127 milhões oriundos do Novo PAC Cidades. Os recursos serão destinados à promoção da urbanização do bairro Nascentes Imperiais, na região Petrolândia, beneficiando cerca de 1.650 famílias que lá residem, e também, para a regularização fundiária do bairro Funcionários, na Sede, com cerca de 2.900 imóveis a serem contemplados.

Obras na BR-381

Outra conquista para a população de Contagem é a autorização das obras de implantação de duas trincheiras na BR-381, na altura dos km 479 (próximo à empresa Toshiba e Vila Lempp) e km 480 (perto do viaduto da Hípica). As obras foram aprovadas pelo Ministério dos Transportes neste mês de junho e serão executadas pela concessionária Arteris Fernão Dias, responsável pela gestão da rodovia.

A prefeita Marília Campos participou de reunião no Ministério dos Transportes onde reforçou o pedido de construção de duas trincheiras na BR-381, na altura do município
Fotos: Ministério dos Transportes

O projeto de implantação das trincheiras surgiu em 2018, entretanto, não saiu do papel. Até que a prefeita Marília Campos, após assumir a gestão de Contagem, conduziu a aproximação do município junto ao Ministério das Cidades, à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e à empresa Arteris Fernão Dias, e articulou nos últimos quatro anos a concretização deste sonho da população local.

Macrodrenagem nas avenidas Carmelita D. Diniz e Dilson de Oliveira

A avenida Carmelita Drumond Diniz vai encontrar com a avenida Maracanã e absorver parte do trânsito que virá do novo corredor. Portanto, será necessário realizar uma intervenção de requalificação completa, assim como a avenida Dilson de Oliveira. Com os recursos oriundos da parceria entre a Prefeitura de Contagem e o governo federal por meio do novo PAC, as obras serão viabilizadas, garantindo sua inclusão no Corredor de Transporte Norte-Sul do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) e contará com três estações de transferência de passageiros.

Além da revitalização das avenidas, será feita a adequação do canal de macrodrenagem existente nas avenidas e a implantação de duas bacias de contenção de enchentes, que vão eliminar as inundações que ocorrem na região e causam transtornos e prejuízos para os moradores do entorno. No total, as obras vão contemplar toda a extensão das duas avenidas, com 2,7 km, da rua Albert Schwaitzer até a avenida João César de Oliveira.

Veja ainda:

Presidente Lula visita Contagem e anuncia R$112 milhões para ampliar obras do Complexo Maracanã

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Revisão e edição: Ana Paula Figueiredo