A Prefeitura de Contagem, nesta terça-feira (25/6), celebrou a aquisição de dois novos veículos, que serão utilizados pelo Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf) tanto para o deslocamento de técnicos às unidades produtivas, como para o transporte de insumos, ferramentas e maquinário, no fomento à agricultura familiar e urbana na cidade. Os veículos, um Fiat Chronos e um caminhão de carga urbano (baú) foram adquiridos por meio de emendas parlamentares feitas pelos deputados Padre João (federal) e Leninha (estadual). Ao final da entrega, os presentes prestigiaram a Feira da Economia Solidária, dentro da Prefeitura, próximo à Secretaria de Comunicação.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, a destinação das emendas parlamentares vai colaborar para a potencialização de uma política pública existente e consolidada. “Ambos os deputados são identificados como fomentadores da agricultura urbana e familiar e, com essa ajuda que trouxeram para Contagem, que se materializou em veículos, conseguiremos melhorar o serviço feito pelo Cmauf junto às unidades produtivas do município”, destacou.
A subsecretaria de Segurança Alimentar, Nutricional e Agroecologia, Cida Miranda, ressaltou a parceria com os parlamentares e o interesse deles em auxiliar a cidade nas políticas públicas. Ela valorizou a iniciativa de ambos e destacou que “Contagem é urbana, mas de um potencial enorme quando falamos de agricultura, da pequena à grande e, principalmente, utilizando espaços, antes abandonados ou mal utilizados, como meio de produção, possibilidade de renda e respeito ao meio ambiente”, enfatizou.
Veículos novos serão utilizados para facilitar o transporte de maquinário e produtos, ajudando a fomentar a atividade em Contagem. Foto: Adelcio Ramos/PMC
A deputada estadual Leninha lembrou da importância humanitária de possibilitar que as pessoas tenham comida à mesa. “Garantir comida de qualidade é uma missão de todos nós. O alimento é nosso corpo e nossa alma. Fazer parte disso, entregando os veículos para que vocês possam desenvolver um trabalho ainda melhor, é muito gratificante. Acreditamos e apoiamos esta política”.
Na mesma linha, o deputado federal Padre João salientou que o produto cultivado pelas unidades produtivas é diferenciado. “O que vemos na agricultura urbana e periurbana é diferente. Um produto de qualidade, que garante saúde e vida para o povo, com respeito ao solo, à fauna e à flora. Parabéns à sensibilidade de todos que estão juntos nesta política, que cumpre sua missão e sua função social, levando algo saudável às pessoas da cidade, fortalecendo a renda e o esforço dos cidadãos de Contagem”.
De acordo com diretora da Agricultura Urbana e Familiar, Bruna Barbosa, a operacionalização do Cmauf ocorria de forma terceirizada e, agora, haverá mais autonomia da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar. “Conseguiremos potencializar ainda mais o trabalho que é feito em Contagem. Antes não conseguíamos levar alguns maquinários, caso de tratores, a alguns lugares por não termos um veículo que fizesse o transporte. Isso, agora, muda, uma vez que temos um caminhão”, completou.
Agricultura urbana e familiar em Contagem
Marina de Oliveira Costa, representante da unidade produtiva Amendoeiras, destacou a importância do incentivo à agricultura em Contagem. Para ela, o trabalho feito na cidade é um resgate de benefícios à população. “Sem o agricultor, não há alimento. E falo de um produto saudável, que faz bem às pessoas, que é cultivado com carinho, em prol da saúde, do bem-estar, do meio ambiente e que, em vários casos, foram produzidos em locais antes abandonados, mal aproveitados. Assim se fizeram várias hortas pela cidade. Espero que hoje, com incentivo institucional, auxílio técnico e fomento por meio de políticas públicas, tenhamos cada vez mais hortas na cidade”, afirmou.
Estiveram presentes também, o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável de Contagem (Comsan), José William da Silva; a presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE), Maria Dolores Lima de Paiva; subsecretário de Administração, Luciano Novaes; subsecretária de Trabalho e Renda, Alessandra Lopes; e representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) e agricultores urbanos da cidade.
CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos