20 JUN 2024
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
GABINETE DA PREFEITA
Contagem atrai empresas de tecnologia limpa e segue se firmando como referência em sustentabilidade
O interesse das empresas pela cidade é resultado do empenho da atual administração em simplificar os processos de licenciamento e concessão de alvarás, o que tem movimentado a economia e garantido a geração de novos empregos e mais renda para a população

Contagem vem dando passos importantes para se consolidar  como uma cidade referência em sustentabilidade. Além das políticas ambientais implementadas nos últimos anos, o município tem atraído empresas que atuam direta e indiretamente voltadas ao setor,  como é o caso da GreenYellow, empresa francesa líder em soluções de energia solar; e da Foton, empresa brasileira referência em tecnologia fotovoltaica. Representantes das duas empresas foram recebidos pela prefeita Marília Campos, nesta quinta-feira (15/6). O encontro marcou o início de uma conversa que visa impulsionar o setor de energia renovável na cidade.

A GreenYellow atende diversas empresas mineiras a partir de São Paulo e pretende investir na construção de usinas de energia fotovoltaica (geração de energia elétrica usando a luz do sol como fonte), em Contagem. A empresa tem se destacado por oferecer soluções completas de energia solar, desde a implantação das usinas até a gestão da operação. Já a Foton, tem a intenção de trazer para Contagem a sua fábrica de trackers, equipamentos que aumentam a eficiência das usinas de energia solar.

Durante o encontro, a prefeita Marília Campos, destacou que a instalação das empresas na cidade vai gerar centenas de empregos e marcará de forma positiva as ações ambientais no município.

“A chegada dessas empresas será um marco para o desenvolvimento sustentável de Contagem, pois vai estimular a adoção de tecnologias verdes em prédios públicos e privados, gerando empregos, economia e impacto ambiental positivo. Com empresas, como essas, de excelência, estamos construindo uma cidade mais verde e autossuficiente em energia, contribuindo para um futuro mais sustentável e próspero para todas e todos”, afirmou a prefeita.

O presidente da GreenYellow Brasil, Marcelo Eduardo Xavier, explicou que a empresa possui uma estrutura administrativa e de engenharia em São Paulo e que, em Minas, por exemplo, trabalham com uma agenda para prospectar clientes que são altos consumidores de energia. “Nosso objetivo é auxiliá-los na transição energética, desde o plano de desenvolvimento da construção de minas até a implementação de uma fonte de energia, além de projetos de eficiência energética”.

Ele afirmou que, além de fornecer fonte de energia renovável, podem modernizar os sistemas dos clientes, que são grandes consumidores de energia. “Ajudamos não só na obtenção de uma fonte de energia renovável, mas também na redução do consumo de energia. Além disso, conseguimos fazer o balanço desse consumo de energia, incluindo o inventário de carbono, para auxiliar nossos clientes de maneira mais abrangente”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, acredita que, com a instalação da GreenYellow e da Foton no município, a cidade irá se consolidar como um dos principais polos de energia solar de Minas Gerais. “Com essas duas empresas, Contagem não apenas atrai investimentos de alto valor agregado, mas também se posiciona como um ecossistema de empresas voltadas para a energia fotovoltaica. Este movimento contribui para a redução da pegada de carbono e garante competitividade, autossuficiência e estabilidade para nossas indústrias locais”.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.

Autor: Wendell Rafael / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo