03 MAI 2024
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
TRABALHO E RENDA
Caged: Contagem fecha o mês de março com 2.065 novos empregos com carteira assinada
Foto: Ricardo Lima/PMC
No acumulado dos três primeiros meses do ano o município soma um total 3.030 novos empregos

Contagem continua com destaque em empregabilidade e, no mês de março, mais números positivos mostram a tendência de contínuo crescimento do índice na cidade. Na terça-feira (30/4), dados do Ministério do Trabalho sobre o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados e comprovam que tem sido gerado, na cidade, um número importante de empregos com carteira assinada. De janeiro de 2021 a março de 2024, foram 29.563 postos de trabalho criados em Contagem.

Apenas em março, o saldo foi positivo em 2.065 novos postos de trabalho. Com esse resultado, o município segue como o segundo maior gerador de empregos no Estado de Minas Gerais, ficando atrás apenas de Belo Horizonte. No acumulado dos três primeiros meses do ano, o município somou um total de 3.030 novos empregos. A análise foi feita pelo Observatório Socioeconômico de Contagem, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Esse resultado reflete o conjunto de ações da Prefeitura de Contagem no desenvolvimento econômico do município, a partir da criação de um ambiente de negócios mais próspero e socialmente inclusivo.

O desempenho da geração de empregos de Contagem superou, proporcionalmente, o total nacional de postos de trabalho gerados. Enquanto o município teve um crescimento de 142% na comparação com o total de empregos gerados em fevereiro, economistas têm repercutido o crescimento 20% menor anotado para o país, na mesma comparação.

Ao todo, Contagem teve uma variação relativa positiva de 0,94% na criação de empregos formais, maior que a média de Minas Gerais (0,85%) e que a nacional (0,53%).

O setor de serviços foi o que mais gerou novos empregos: 1.160 ao todo. Em segundo lugar vem o setor do comércio, gerando 459 novos empregos. A indústria vem em seguida, com 414. A construção civil, por sua vez, teve um saldo positivo de 40 novos postos de trabalho. O único setor que fechou o mês de março negativamente foi o agropecuário, mas nada que impactasse os números finais.

Progressão na comparação com 2023

Comparativamente, o número de novos empregos gerados em março de 2024 foi 46,48% maior que o total gerado no mesmo mês, em 2023, que registrou 1.409.

Também o acumulado do primeiro trimestre de 2024 é 12.26% maior que o de 2023, que anotou 2.699 postos de trabalho.

Autor: jornalista Guilherme Jorgui / Edição: João Cavalcanti