17 ABR 2024
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
REGIONAL INDUSTRIAL
Obra de contenção de encosta garante mais segurança e acessibilidade na região Industrial
Foto: equipe Regional Industrial

Com o fim do período chuvoso, a Prefeitura de Contagem iniciou uma importante obra de contenção para a região Industrial: a contenção na rua Alexandrina de Souza, que vai garantir mais segurança e acessibilidade aos moradores. Nessa segunda-feira (15/4), os moradores do Jardim Industrial se reuniram com a Administração Regional, Secretaria de Obras e a empresa responsável por executar a obra. Na ocasião foi detalhado o projeto, que será em concreto resistente, alinhado ao traçado atual, com todo cuidado para contemplar o trânsito, a segurança dos pedestres e o acesso às residências.

A intervenção faz parte do pacote de dez obras aprovadas pelo Conselho Regional do Industrial, das quais três já foram entregues em 2023: a travessia de pedestres na av. Tereza Cristina; as reformas do Beco Nossa Senhora da Aparecida; e quatro becos na Vila Barraginha.

A região do Industrial tem sido contemplada com diversas obras que propiciam mais segurança, acessibilidade, saúde, desenvolvimento e qualidade de vida para a população. “Recordo que na primeira reunião com a Prefeitura, a comunidade do bairro Jardim Industrial apresentou várias solicitações e relatou as dificuldades das regiões de divisa entre municípios. Desde então têm sido realizadas importantes obras nessa área, como, por exemplo, os muros de contenção no Sapolândia e na rua Soares; recapeamento da av. Tito Fulgêncio; revitalização do Beco Assunção e rua Osvaldo Cruz; reforma de escolas e, em breve, será entregue uma nova UBS (Jardim Industrial)”, destacou a administradora regional Industrial, Renata Gomes.

O muro de contenção na rua Alexandrina de Souza começará a ser construído esta semana, com um investimento aproximado de R$ 1 milhão. A previsão de entrega é entre três e quatro meses. “Estamos lutando por essa obra há muitos anos. Como conselheiros ficamos muito felizes em ver que o que foi pedido está sendo atendido e que a obra será seguida por outro muro de contenção na rua Garcia Rodrigues”, comemorou o vice-presidente da Associação dos Moradores do Jardim Industrial, Jorge Eustáquio Fagundes.

“Ganhamos em segurança e acessibilidade. Há um trecho da rua que está interditado há seis anos. São quatro terrenos residenciais, um deles com sete moradias independentes, que serão plenamente atendidos”, contou o professor Samuel Santos. “Há 25 anos, eu mantenho uma empresa de tecelagem nesse local. A obra finalmente solucionará o problema do risco de desmoronamento da via e facilitará as entregas de mercadoria e de maquinário”, disse o empresário Marcos Pacheco.

Ainda em 2024

Serão entregues, ainda neste ano, o restante das obras aprovadas pelo Conselho Regional do Industrial. São elas: muros de contenção de encosta na rua Garcia Rodrigues (Jardim Industrial); reforma da quadra de esportes na praça em frente à Escola Virgílio de Melo Franco (Vila São Paulo); implantação de concertina, reforma e pintura do muro do Cemitério da Glória (Bandeirantes); revitalização do CSU Amazonas; ampliação da UBS Industrial 3ª Seção; e revitalização da Praça dos Trabalhadores (Cidade Industrial).

Autor: jornalista Fernando Righi / Edição: João Cavalcanti