18 ABR 2024
REGIONAL SEDE
SAÚDE
“Abril Verde”: Visat e Cerest promovem ações voltadas à conscientização da segurança no trabalho

Na tarde de terça-feira (16/4), foi realizada, no Centro de Referência de Coleta Seletiva (Reciclar Perobas), na Sede, uma ação para sensibilizar, informar, esclarecer e conscientizar catadores de materiais recicláveis da Associação Coopercata sobre segurança e saúde no trabalho. A ação foi organizada pela Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) e pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) como parte das atividades do “Abril Verde”.

Fátima Brant, diretora da Visat, e Alexandro Anselmo, gerente do Cerest e Visat, foram responsáveis por coordenar uma palestra interativa com os trabalhadores da Associação Coopercata. Entre os assuntos, foram destacados a importância da vida e a atenção com a segurança no trabalho.

Representantes da Vigilância e Controle de Zoonoses, também conversaram com os presentes, alertando sobre animais peçonhentos, que podem estar no dia a dia dos catadores de recicláveis. “Trabalho é prazer, subsistência, qualidade de vida e autoestima, mas, por vezes, ele também pode trazer alguns trauma”, disse Fátima Brant. “Esses desprazeres, muitas vezes, podem ser evitados se fizermos essa vigilância na saúde do trabalhador, pensando na prevenção”, completou.

Alexandro Anselmo reforçou a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e da valorização da vida. “Às vezes os EPIs incomodam e as pessoas reclamam, mas depois que se acostumam, não conseguem ficar sem usar”, disse.

José Maria, um dos trabalhadores presentes, considera esse tipo de ação importante: "É muito bom para conscientizar sobre as boas práticas de saúde e segurança no trabalho".

Movimento Abril Verde

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. A data faz referência a um caso ocorrido em 1969 nos Estados Unidos, em que 78 trabalhadores de uma mina morreram devido uma explosão.

A data também é marcada pela OIT como Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e, pensando nisso, o Movimento Abril Verde busca sensibilizar, informar, esclarecer e conscientizar sobre a importância da segurança e saúde no trabalho.

De acordo com um dado divulgado pela Câmara Municipal de São Paulo, em seu site, entre 2012 e 2022, mais de 25.000 trabalhadores morreram em acidentes de trabalho no Brasil. O número foi levantado pelo SmartLab (Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho), ferramenta criada pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e pela OIT Brasil).

Além disso, no mesmo período, mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT) foram registradas.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafo Fábio Silva/PMC

Autor: estagiário Filipe Soares, supervisionado pela jornalista Vanessa Trotta / Edição: João Cavalcanti