28 FEV 2024
SAÚDE
Médicos e profissionais da saúde concluem residência e estão preparados para atuar no mercado

A rede de saúde do município de Contagem está em festa para celebrar um marco significativo em sua história; a formatura da mais recente classe de residentes, que concluíram com sucesso seus programas de residência médica e multiprofissional. O evento marca não apenas o término de um ciclo de aprendizado intenso, mas também o início de uma jornada promissora para esses profissionais que, agora, se preparam para contribuir ainda mais para a área da saúde.

A cerimônia de formatura, realizada na última sexta-feira (23/2), contou com a presença de autoridades da instituição, preceptores, supervisores, familiares e amigos dos formandos. Ao todo, foram diplomados sete residentes multidisciplinares, incluindo enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e fisioterapeutas, além de 21 residentes médicos, distribuídos em diversas especialidades, tais como anestesiologia, cirurgia geral, clínica médica, medicina da família e da comunidade, obstetrícia e ginecologia, e pediatria.

De acordo com a coordenadora do programa de residência multidisciplinar do Hospital Municipal de Contagem, Ledna Bettcher, desde sua criação em 2005, a residência médica tem sido um pilar essencial do compromisso do HMC com a excelência no atendimento médico. “Complementarmente, a residência multiprofissional, iniciada em 2013, tem desempenhado um papel crucial na formação de profissionais de diferentes áreas, promovendo uma abordagem interdisciplinar no cuidado ao paciente. Ao longo dos anos, o HMC tem oferecido oportunidades de especialização em diversas áreas, formando mais de 200 profissionais desde o início do programa”, disse Ledna.

Um dos formandos da classe, Igor Araújo, se mostrou muito contento com essa nova fase da sua vida e com grandes expectativas de poder retribuir essa oportunidade para o SUS.  “A interação com as diferentes categorias profissionais, diferentes pontos de visitas e posicionamentos foi o diferencial da formação . A comunicação entre a equipe e com os diferentes pontos de atenção foram aprendizagens essenciais para eu me tornar o profissional que eu sou hoje”, confirmou Igor.

“Esses programas não apenas fornecem cuidados diretos aos pacientes, mas também contribuem significativamente para o avanço intelectual da comunidade hospitalar. Os residentes participam ativamente de atividades acadêmicas, como seminários, pesquisas e publicações, contribuindo para a produção e disseminação de conhecimento em diversas áreas da medicina”, ressaltou a coordenadora.

Outra formanda da classe, Josélia Ferreira, enxerga essa formação como uma possibilidade de abrir portas no mercado e se tornar um diferencial no seu futuro profissional. “Durante a residência, o maior aprendizado é trabalhar em equipe e de forma multidisciplinar, essas habilidades contribuíram para meu crescimento profissional e foram essenciais para o meu amadurecimento dentro da profissão”, afirmou.

Com a produção científica desempenhando um papel central em seus próximos passos, os residentes estão prontos para transformar suas experiências em contribuições valiosas para a comunidade médica. “A formatura desta classe representa não apenas o fim de um capítulo, mas também o início de uma nova fase de contribuições significativas para a saúde e o bem-estar da comunidade e da população contagense atendida pelo SUS”, finalizou Ledna.

Autor: estagiário Davi Souza colaboração do jornalista Etiene Egg / Edição Carol Cunha