28 FEV 2024
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
TRANSFORMAR CONTAGEM
Evento aborda temas com foco em execução das medidas socioeducativas em meio aberto em Contagem
1ª Plenária do Fórum das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviço a Comunidade, aconteceu na terça-feira (27/2), na UNA

A Prefeitura de Contagem realizou, nessa terça-feira (27/2), no auditório da UNA, a 1ª plenária do Fórum das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC). Entre os temas abordados estiveram  aqueles que envolvem toda a rede do município, como saúde, educação, cultura e sistema de garantia de direitos. O foco foi o intuito de discutir os desafios e fomentar proposições que potencializem a execução das medidas socioeducativas em meio aberto do município de Contagem a fim de que sejam, cada vez mais, apresentadas e discutidas propostas que possam fazer a diferença na sociedade.

“Encontros como esses são de imensa importância, pois estamos lidando com pessoas e como algumas soluções podem ser divisoras de águas não apenas na nossa cidade, mas no país. Foram apresentadas diversas proposições, entre execuções e implementações, de grande valia” disse a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany.

As Plenárias do Fórum ocorrem trimestralmente com o objetivo de proporcionar um espaço de formação e apresentação das proposições desenvolvidas pelas comissões durante as reuniões. As discussões abrangem uma variedade de tópicos, desde saúde mental até protocolos para encaminhamento e implementação de adolescentes ao Ministério Público em casos de violência institucional policial. Desde a implementação do fórum, ocorrida durante um seminário nos meses de novembro e dezembro de 2022, as comissões têm se dedicado a elaborar propostas e documentos relevantes para o fórum das medidas socioeducativas em Contagem.

Durante essa terça-feira foram apresentados os produtos de discussão de três comissões correlatas ao fórum. Uma delas, a Comissão de Segurança Cidadã e Direitos Humanos, apresentou fluxo com a Defensoria Pública e Ministério Público. A Comissão de Proposta Pedagógica e Convivência Familiar e Comunitária, em conjunto com a Comissão de Cultura, Esporte e Lazer, apresentou o projeto de uma ação para os adolescentes das medidas socioeducativas (MSE) em meio aberto e suas famílias. Também compõem o fórum as comissões de saúde/saúde mental e comissão de educação e profissionalização.

Os participantes foram incentivados a acessar os documentos disponibilizados para uma compreensão mais ampla das discussões e propostas apresentadas durante a plenária. O compromisso com a transparência e o diálogo ressaltou o empenho da Prefeitura de Contagem em promover iniciativas que visam o bem-estar e a inclusão social dos jovens da comunidade.

O evento contou com a participação de membros do poder Executivo, autoridades jurídicas e representantes de conselhos. Estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany; a subsecretária de Assistência Social, Michele Caldeira; o defensor público da Infância e Juventude de Contagem, Marcos Lourenço; a promotora de Justiça da Infância e Juventude, Anelisa Cardoso; o juiz da Vara da Infância e Juventude de Belo Horizonte, Afrânio Nardy; a presidente do CMDCAC; Celia Nahas; e Eugenia Bossi, que representou o gabinete da Prefeitura.

Autor: Thiago Gravino / Edição: João Cavalcanti