Escolas preparadas e equipadas para atender crianças e estudantes da rede municipal são uma prioridade para a Prefeitura Municipal de Contagem, que investiu quase R$ 30 milhões em reformas e manutenção das unidades. As intervenções nas unidades são constantes, mantendo os espaços seguros para todos.
Cerca de 118 escolas municipais e centros municipais de educação infantil (Cemeis), de todas as regiões, receberam recursos para execução de obras, manutenções e reparos. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs) tem, em andamento, reformas e manutenções em 14 unidades, e outras já foram concluídas. Projetos para mais 13 escolas estão em fase inicial.
Uma das obras finalizadas foi a do Cemei Jardim Eldorado, que foi reaberta no início do ano letivo (5/2), após a unidade ter ficado fechada por um longo período. Provisoriamente elas foram atendidas no espaço de uma igreja parceira.
No Cemei foram reformados banheiros, portas e janelas, escadas, o telhado foi substituído e foram feitas novas pinturas. Também ocorreram substituições de fiações e toda a instalação elétrica da unidade, assim como de novas tomadas, interruptores e iluminação no espaço educativo.
Outro local que passa por ampla reforma é a Escola Municipal Paulo Cezar Cunha, no Petrolândia. Fechada desde 2019, quando foi interditada pela Defesa Civil, a unidade está em completa transformação. O investimento é superior a R$ 4 milhões para manutenção geral do telhado, substituição dos pisos e revestimentos, adequação da entrada de estudantes, instalação de grades de proteção, corrimão, manutenção geral da cozinha e do refeitório, manutenção elétrica e hidráulica, manutenção geral dos banheiros, pintura geral (interna e externa) e demolição de edificações.
A Prefeitura também tem trabalhado na ampliação do atendimento da educação infantil e prepara a inauguração de três novos Cemeis: Confisco, Conquista Veredas e Darcy Maria de Oliveira Melo. Juntas, as unidades criarão 752 novas vagas para crianças até 5 anos de idade.