De acordo com o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde (MS), a atividade física e esportiva é parte essencial na educação, sendo importante, também, para a saúde e para o desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes. Neste contexto, a construção da quadra na E.M. Sônia Braga da Cruz Ribeiro Silva, localizada no bairro Conjunto Confisco, região Nacional, e a reforma da quadra da E.M. Sandra Rocha, no bairro Parque São João, região Eldorado, ganham ainda mais importância.
Com um investimento de aproximadamente R$ 2,8 milhões, a construção da quadra de esportes da E.M. Sônia Braga da Cruz Ribeiro Silva tem previsão de entrega para o segundo semestre deste ano, o que deve beneficiar os alunos da unidade e também a comunidade local. O espaço terá cerca de 1000 m², contando com uma estrutura completa, incluindo vestiários masculino, feminino e para pessoas com deficiência, estrutura mista de aço e concreto armado, muros de arrimo, uma arquibancada ampla e um telhado robusto com estrutura de aço.
Atualmente, os trabalhos estão voltados para a construção dos pilares, tendo como próximas etapas a execução das estruturas do telhado, forração lateral em alumínio composto (ACM), construção do piso da quadra, colocação de alambrados, acessórios esportivos e redes. Além disso, será feita também a instalação de um sistema de incêndio, de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), e outros serviços de acabamento, como a pintura geral, passeios, plantio de grama e rede de drenagem.
“Estamos trabalhando todos os dias para que esta obra seja entregue
o mais breve possível, para que possa cumprir de forma plena
a sua principal função, que é garantir o acesso de todos os alunos
a uma escola digna com estrutura completa para as atividades.
A quadra, além de servir para sediar as aulas de educação física
e a prática de esportes diversos, promove a convivência
e lazer entre os alunos”.
Subsecretário de obras de Contagem, João Gustavo Lacerda
Escola Municipal Sandra Rocha
O mesmo resultado é esperado na E.M. Sandra Rocha, com a reforma completa da quadra. Com investimento de aproximadamente R$ 300 mil, as obras estão avançadas e devem ser finalizadas ainda este ano. O espaço conta com uma área de, aproximadamente, 700 m², sendo preparada para a prática de múltiplos esportes, para o lazer e convivência dos alunos.
Para avançar com a reforma, foi necessário renovar todo o sistema drenagem pluvial interno e externo, com a colocação de novas calhas e saídas de água, criação de caixas de passagem e de tubulação em Pead (que são flexíveis, leves e resistentes), impactando também as áreas superiores da escola. Além disso, foi feita a reconstrução de todo o piso da quadra e entorno, incluindo a alvenaria e alambrado; a instalação de tela e de telhas laterais, que ajudam a evitar a entrada de água de chuva na quadra; o reforço dos pilares de aço e demais peças metálicas existentes, fortalecendo a estrutura da cobertura; pintura da quadra e entornos.
A reforma das duas quadras é parte esforço da gestão municipal em promover a prática de esportes e o lazer para as pessoas de todas as idades. Prova disso são as outras obras que também estão em andamento, entre elas a construção do ginásio na praça do Divino, no bairro Jardim Laguna, região Ressaca; os campos do Vila Nova, no Riacho, e do Retiro, em Vargem das Flores; a revitalização do parque Sarandi, que irá receber uma nova pista de skate projetada para se tornar uma das maiores da América Latina; entre outras intervenções que já impactam positivamente a vida do contagense em todas as regiões.









