Na busca constante por oferecer um melhor atendimento em saúde à população, a Prefeitura de Contagem segue investindo na modernização dos equipamentos hospitalares para assistência de alta complexidade. A mais nova aquisição foram os Catéteres de Monitorização de Pressão Intracraniana (PIC), que se trata de ferramenta essencial para o manejo de pacientes com traumas e doenças neurológicas graves.
Para Kélia Rejane Santiago Dias, responsável técnica do setor de Neurocirurgia do Hospital Municipal de Contagem, essa aquisição é um testemunho do crescimento e da dedicação do hospital à saúde pública. “Isso evidencia o esforço contínuo para garantir que os moradores da cidade tenham acesso ao que há de mais moderno e eficaz no tratamento de emergências médicas, especialmente aquelas que afetam o sistema nervoso central”, destacou.
Monitorar a pressão intracraniana é um aspecto vital no cuidado de pacientes neurocríticos, pois trata-se de uma medida que reflete a pressão dentro do crânio. Quando há alguma alteração na PIC pode indicar complicações sérias, impactando a perfusão cerebral (microcirculação encefálica) e gerando riscos de hipóxia (redução nas taxas de oxigênio). Tudo isso reforça ainda mais a importância deste equipamento.
A monitorização da PIC é fundamental para a avaliação e tratamento de condições como traumatismos cranioencefálicos, acidentes vasculares cerebrais (AVC), hemorragias e tumores cerebrais, entre outras emergências neurológicas que exigem cuidado rápido e especializado. “Com essa tecnologia, os médicos podem detectar e responder a mudanças na pressão dentro do crânio, prevenindo agravamentos e otimizando as chances de recuperação dos pacientes”, reforçou a responsável técnica.
Mais precisão nos tratamentos
Os Catéteres de Monitorização de PIC permitem ao hospital fortalecer ainda mais seu serviço de neurocirurgia, proporcionando intervenções mais precisas e seguras, e reforçando sua posição de liderança na medicina de emergência e urgência em Contagem e Região.
Segundo Henrique Vieira Figueiredo, gerente de Engenharia Clínica do HMC, “o monitor de PIC será fundamental para o melhor manejo dos pacientes com suspeita de hipertensão intracraniana, seja ela de origem traumática ou inflamatória. Consequentemente, o prognóstico desses pacientes irá melhorar e o tempo de internação tende a ser mais curto, com menor índice de complicações”, explicou.
A cada passo dado em direção à modernização, toda a rede de cuidados em urgência e emergência de Contagem vai se tornando ainda mais eficiente e acessível à toda a população, oferecendo serviços cada vez melhores em prol da saúde de todos.