O Centro Materno Infantil (CMI) de Contagem tem se destacado como referência em parto humanizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Somente no último ano foram registrados um total de 3.856 nascimentos, sendo 2.489 partos normais e 1.367 partos cesáreos, se consolidando como uma das principais maternidades da região.
O que coloca o CMI em evidência não é apenas a quantidade de nascimentos, mas principalmente a qualidade do atendimento prestado às gestantes. Ele se destaca por apresentar a menor taxa de cesáreas da região metropolitana, representando 31% dos partos, o que fica abaixo do limite de 35% estabelecido no contrato de gestão. Essa abordagem focada no parto normal e humanizado tem conquistado a confiança das mães.
Marta Alves, que teve seu parto normal realizado no CMI, elogiou a equipe de profissionais. “Recebi todo o apoio necessário desde o início do meu parto e me senti muito feliz de poder ter um parto normal de forma completamente humanizada. Sempre foi meu objetivo ter meu filho por parto normal e o CMI me proporcionou isso”, disse.
Outra mãe que teve seu parto realizado no CMI, Alice Magalhães, estava muito contente com a chegada do seu primeiro filho e com o carinho que eles estavam recebendo. “Como é meu primeiro filho, isso é tudo muito novo pra mim, mas sem dúvida recebi as melhores instruções e cuidados para meu filho aqui no hospital”, afirmou.
A gerente de Enfermagem da Linha de Cuidados da Mulher, Hellen Carolina Santana, atribui esse sucesso aos investimentos em qualificação da equipe assistencial, por meio de capacitações periódicas e incentivo às boas práticas de assistência ao parto. “O CMI segue os protocolos do Ministério da Saúde para a redução da mortalidade materna durante a gravidez e até 42 dias após o parto, sendo parte integrante da Rede Cegonha”, ressaltou.
Foto: Janine Moraes/PMC
Bem-estar e segurança
Para garantir a qualidade assistencial, o CMI realizou investimentos significativos em recursos para a promoção do bem-estar e segurança das pacientes. Isso inclui a aquisição de mobiliários e instrumentais de atendimento humanizado para o Centro de Parto Normal, bem como a compra de nove novas incubadoras neonatais, essenciais para a assistência a recém-nascidos prematuros, com um investimento de aproximadamente R$465 mil.
Doulas
Outra iniciativa que merece destaque é o Programa “Doulas”, que oferece capacitação técnica a mulheres voluntárias para acompanhar as gestantes. Nos últimos 2 anos, 31 doulas comunitárias foram capacitadas pelo programa em parceria com a equipe assistencial do CMI, proporcionando apoio e orientação às gestantes durante o trabalho de parto.
A psicóloga e coordenadora do Projeto Doulas de Contagem, Cecília Magna Machado, compartilhou um pouco da experiência e afirmou estar muito grata pela promoção dessa capacitação. "As doulas oferecem apoio contínuo às parturientes, proporcionando um ambiente respeitoso e de confiança, fundamentais para uma experiência positiva de parto e nascimento. É um grande privilégio poder contar com as doulas em nossa assistência”, ressaltou.
Curso de formação para Doulas. Foto: Isabela Lucien
Mãe Contagense
O Centro Materno Infantil também oferece o Programa “Mãe Contagense”, que consiste em uma visita guiada às instalações do centro, proporcionando às gestantes e seus acompanhantes a oportunidade de se familiarizarem com o ambiente hospitalar, além de receberem orientações sobre parto e cuidados com o recém-nascido.
A implementação do Programa “Mãe Contagense” e outras ações, implementadas pela unidade, renderam ao CMI o selo mundial de Hospital Amigo da Criança (IHAC) desde 2005, oferecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que promove, apoia e protege o aleitamento materno.
Para a superintendente do CMI, Dulcinéia Cordeiro Carvalho, a unidade continua sua missão de proporcionar um ambiente acolhedor, seguro e humanizado para as gestantes e suas famílias, consolidando-se como uma referência em parto humanizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. “O centro reafirma seu compromisso com a saúde materna e o bem-estar dos recém-nascidos, promovendo um início de vida saudável e feliz para as novas famílias que ali nascem”, concluiu.
Foto: Janine Moraes/PMC