07 DEZ 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
TRABALHO E RENDA
Economia Solidária de Contagem integra a 34ª Feira Nacional de Artesanato, no Expominas
Foto: Thiago Gravino/PMC

Entre os dias 6 e 10 de dezembro, a Economia Solidária de Contagem (Ecosol) marca presença na 34ª Feira Nacional de Artesanato, realizada pelo Centro Cape, no Expominas, em Belo Horizonte. Este é um antigo sonho dos empreendimentos de artesanato e que se tornou realidade por meio do Termo de Colaboração 001/22 estabelecido entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar (SMDS) e a Sociedade Cultural de Minas Gerais (SCRMG), impulsionando a participação da Ecosol na renomada feira

Assim como no Movimento de Economia Solidária as decisões são coletivas. Dessa maneira, os empreendimentos que compõem o Fórum Municipal da Ecosol definiram os critérios para a participação dos empreendimentos na feira, tais como: possuir mais de um ano de cadastro na Economia Solidária e ter no mínimo a participação em oito reuniões mensais do fórum e em uma Plenária Metropolitana. Após o cumprimento dos requisitos, abriu-se o período de inscrições, seguido por um sorteio que determinou os 20 empreendimentos contemplados e que farão um revezamento nos cinco dias de evento.

A subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro, destacou que a iniciativa é uma ação afirmativa da Prefeitura de Contagem para fomentar e impulsionar a política de Economia Solidária no município.  “O objetivo é ampliar o alcance de comercialização dos empreendimentos locais,  promover intercâmbios e trocas de conhecimento e boas práticas com os artesãos de todo o Brasil, além de introduzir estes grupos em novas experiências comerciais, levando-os à autonomia para futuras participações independentes”, disse.

A Economia Solidária de Contagem está presente em Contagem desde 2006, resultando, desde então, em diversas ações de fomento e apoio ao longo dos anos. “A presença na Feira Nacional de Artesanato, inédita, trata-se de uma concretização de mais uma ação importante para os anseios da Ecosol”, ressaltou Mara. “Isso representa não apenas um marco para os empreendimentos envolvidos, mas também evidencia o comprometimento da gestão com as atividades econômicas solidárias”, completou a subsecretária.

Confira, abaixo, os empreendimentos que fazem parte da 34ª Feira Nacional de Artesanato:

Empreendimentos do Grupo 1 (6/12 a 8/12):

1. Ateliê Adriana Souza

2. Tina Confecções

3. Labelle Laços

4. Feito a Mão

5. Lúdicos em Ação

6. Artes Da Cozinha

7. Mimos De Mamis

8. Arte em Luz

9. Maju Confecção

10. Panos de Santos

Empreendimentos do Grupo 2 (9/12 e 10/12):

1. MM Bordados

2. Yasmim Laços

3. Kadu Arte Biju

4. Bordados Mil

5. Encanto em Feltro

6. Arte Minas Madeiras

7. Luciana Abreu

8. Pontilharte Mandalas

9. Saionara Sabonetes Artesanais

10. Super Clean

Serviço:

34ª Feira Nacional de Artesanato

Local: Expominas, Belo Horizonte

Datas e horários: 6/12 e 7/12, das 12h às 22h; 8/12, 9/12 e 10/12, das 10h às 22h. A entrada é permitida até às 21h.

Ingressos: Sympla

Autor: Thiago Gravino / Edição: João Cavalcanti