É fundamental que os córregos da cidade estejam limpos e desassoreados para que a água possa seguir seu curso de forma segura, evitando assim problemas como mau cheiro, acúmulo de lixo, infestação de animais peçonhentos e, principalmente, enchentes. Por isso, a Prefeitura de Contagem realizou intervenções preventivas em vários córregos da cidade.
Na região Petrolândia, sete córregos receberam serviços de limpeza para garantir o escoamento da água no período de chuvas e evitar alagamentos e transtornos aos moradores.
O córrego Imbiruçu, no São Luiz, passou por serviços de capina e limpeza manuais. Os córregos da rua Oitenta e Três, no Tropical; e da rua Palmeiras, no Nascentes Imperiais, a limpeza realizada precisou ser mecanizada devido à quantidade de rejeitos no curso d’água. Já os córregos Durval Alves de Faria, no Tropical; da rua das Minas, na divisa do Tropical com o Nascentes Imperiais; da rua das Oliveiras, no Nascentes Imperiais; e das Andorinhas, no Beija-Flor; precisaram ser desassoreados - serviço de remoção de areia, lodo e outros sedimentos do fundo de cursos d’água, causados por ações humanas ou desbarrancamento das margens decorrentes de fenômenos naturais. Os dois últimos também receberam limpeza e capina nas margens.
Lúcia Barros Silveira, comerciante e moradora do bairro Tropical há quatro anos, se mostrou mais segura, tendo em mente as chuvas que se aproximam. “Nós moradores temos muito medo do que as enchentes podem causar, parentes meus já perderam móveis e pertences pessoais por causa dessas tragédias. Saber que a Prefeitura vem fazendo esse trabalho desde o começo do ano me deixou super aliviada e tranquila”, contou.
A administradora da Regional Petrolândia, Letícia da Penha, ressaltou a importância da realização dos serviços para a segurança dos moradores. “Com o tempo, sedimentos e detritos se acumulam, reduzindo a capacidade de drenagem dos córregos. Ao remover esses sedimentos, estamos investindo na prevenção de enchentes, garantindo que as águas das chuvas sejam devidamente escoadas, evitando transtornos para nossos cidadãos”, afirmou.
A administradora falou também do impacto ambiental positivo que essas ações trazem. “Essas intervenções, que fazem parte de um esforço contínuo para preservar e melhorar o meio ambiente em nossa cidade e têm resultados significativos no bem-estar coletivo. Ao removermos resíduos e detritos dos córregos, estamos não apenas prevenindo inundações e promovendo a segurança dos moradores, mas também preservando a fauna e a flora local, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e da água”, ressaltou.
A Prefeitura de Contagem segue fazendo sua parte, mas vale relembrar que descartar lixo da forma correta é dever e obrigação de todo cidadão. De acordo com a lei nº 188/2014, que define política e diretrizes de limpeza urbana na cidade, o descarte irregular de lixo é passível de notificação e multa de R$50 a R$1,5 mil. Denúncias e mais informações podem ser obtidas pelo 0800-2831225.