07 NOV 2023
TRANSCON
Contagem é uma das 12 cidades brasileiras a participar iniciativa para segurança no trânsito
Cidade faz parte do seleto grupo que contou com somente dois municípios na região Sudeste

Contagem foi selecionada, junto com outras 11 cidades brasileiras, para participar do “Desafio Visão Zero: Trânsito mais seguro nas cidades brasileiras”. A iniciativa é do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para apoiar os municípios brasileiros em ações e políticas públicas que busquem fortalecer e impulsionar a segurança viária e a mobilidade sustentável, segura e inclusiva.

O edital gratuito foi aberto para todo o Brasil, para cidades com mais de 200 mil habitantes. Apesar da alta procura, apenas 12 cidades foram selecionadas, e Contagem foi o único município de Minas Gerais escolhido na seleção e, na região Sudeste, somou-se à Ribeirão Preto (SP), nas cidades selecionadas.

Para concorrer ao edital, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon) inscreveu uma proposta para a realização de um diagnóstico técnico e operacional de segurança nos principais corredores da cidade. A partir dele, serão estabelecidas ações técnicas e operacionais voltadas para a redução da quantidade e a gravidade dos acidentes de trânsito.

A iniciativa visa que os municípios tenham acesso à abordagens mais atuais e busquem eliminara incidência de mortos e feridos graves no trânsito, de acordo com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), em sintonia com as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com o resultado da seleção, servidores da Transcon vão participar do treinamento on-line sobre a metodologia “Visão Zero e a gestão segura do Trânsito”, com data a ser definida pelo BID.

Confira a lista das 12 cidades selecionadas:

1. Belém/PA

2. Blumenau/SC