A prefeita de Contagem, Marília Campos, foi agraciada com a Medalha Presidente Pedro Aleixo, nesta sexta-feira (27/10), concedida pela Prefeitura de Mariana. A entrega da comenda foi realizada no Cineteatro Municipal de Mariana. Na ocasião, a prefeita estava acompanhada do secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Contagem (Seplan), Edernon Marco Pereira.
A honraria reconhece personalidades que contribuíram de forma extraordinária para o desenvolvimento da justiça e da promoção da paz social. "Fico honrada por ser agraciada por essa medalha, na certeza que temos muito a fazer para propagar os ideais de justiça e paz ", destacou Marília Campos.
Ela recebeu a medalha das mãos do prefeito de Mariana, Celso Cota, e do neto de Pedro Aleixo, Pedro Aleixo Neto. "A medalha foi concedida, não só pelo trabalho que executa à frente da Prefeitura de Contagem, mas também porque sempre levanta bandeiras sociais importantes", destacou Celso Cota.
A honraria possui três designações: Excelso Colar Presidente Pedro Aleixo; Especial Medalha Presidente Pedro Aleixo e Medalha Presidente Pedro Aleixo. O título é uma homenagem aos valores éticos e morais do primeiro presidente marianense da República do Brasil.
A prefeita Marília Campos recebeu a medalha na categoria II, Especial Medalha Presidente Pedro Aleixo. Além da prefeita, outras 10 personalidades foram condecoradas.
Foto: Luci Sallum
Quem foi Pedro Aleixo
Nascido em 1 de agosto de 1901, em Mariana (MG), Pedro Aleixo foi advogado, jornalista, professor e político brasileiro. Em 1937, atuou como presidente na Câmara dos Deputados, na época de Getúlio Vargas. Foi um dos fundadores do veículo “O Estado de Minas”. Entre a sua extensa carreira política, Pedro Aleixo contribuiu ativamente em movimentos sociais e revolucionários na esfera política. No período de 1967 a 1969, foi eleito vice-presidente da República. Faleceu em 3 de março de 1975.