Os investimentos em tecnologia e o estímulo à participação popular realizados pela Prefeitura nos últimos anos têm gerado frutos. Contagem recebeu o Prêmio Mundial Governo Aberto - “Reformas Inspiradoras”, pelas Américas. A premiação foi concedida em razão do Projeto “Aqui tem Remédio”, nesta quarta-feira (6/9), em Tallinn, na Estônia, durante a 8ª Reunião Global da Open Government Partnership (OGP) - Global Open Summit 2023.
A plataforma “Aqui tem Remédio” possui aproximadamente 1.300 acessos por dia e auxilia a população a consultar a disponibilidade de medicamentos gratuitos nas farmácias distritais da Rede SUS Contagem. Com a premiação Contagem passa a ser reconhecida internacionalmente pela prática da transparência, promoção de inovações tecnológicas e fortalecimento da democracia.
Prêmio Mundial Governo Aberto “Reformas Inspiradoras” (foto 1 - CGM/PMC) recebido em razão do Projeto "Aqui tem remédio" (foto 2- Fábio silva/PMC)
O “Prêmio Governo Aberto – “Reformas inspiradoras” é concedido pela organização Open Government Partnership (OGP), em português, Parceria para Governo Aberto, tem por objetivo valorizar e divulgar governos e gestores que se esforçam para fazer a diferença, adotando métodos de participação popular e transparência, além de inovações tecnológicas para o fortalecimento da democracia.
A prefeita de Contagem, Marília Campos, destacou a importância da iniciativa da organização mundial OGP/Parceria para Governo Aberto. “É uma honra para Contagem fazer parte da OGP que atua para estimular compromissos concretos dos governos para fortalecer a democracia. Este prêmio evidencia o trabalho do nosso governo, que está construindo uma cidade moderna e, ao mesmo tempo, cuidando das pessoas, com desenvolvimento econômico e social”, afirmou.
Marília ressaltou que é um grande desafio garantir o acesso da população a todas as políticas públicas em uma cidade como Contagem, mas que tem trabalhado para que isso aconteça. “Para ampliar a democracia, o governo tem feito grandes investimentos orçamentários, principalmente na área de tecnologia, e, assim, modernizar o atendimento à população. A premiação do “Aqui tem Remédio”, reflete nossos esforços”, declarou.
Controladora-Geral, Nicolle Bleme (esq.), e procuradora-geral, Sarah Campos (dir.), representaram o município no encontro
A controladora-geral de Contagem, Nicolle Bleme, que recebeu a premiação, representando a prefeita Marília Campos, destacou que “o prêmio é um reconhecimento internacional para Contagem e o trabalho da atual administração, que de uma forma vanguardista e inovadora, vem atuando para dar maior transparência e eficiência aos projetos executados pela gestão”, disse.
Durante o encontro da cúpula da OGP, na Estônia, mais de 2 mil pessoas, entre lideranças mundiais de vários países, organizações da sociedade civil, participaram de debates sobre o governo aberto na era digital e no potencial da tecnologia para tornar os governos transparentes e responsáveis.
Aqui tem Remédio
A iniciativa é uma estratégia tecnológica para facilitar a vida do usuário, que não perde tempo e nem dinheiro, ao circular pela cidade, para saber em qual farmácia distrital está disponível o remédio que necessita. A ferramenta permite aos usuários a consulta pelo nome do remédio e pelo endereço da farmácia distrital, facilitando o acompanhamento do estoque, bem como a localização de todas as farmácias distritais da cidade.
O acesso à plataforma é feito pelo site da Prefeitura https://www.portal.contagem.mg.gov.br/ entrando no ícone do Portal Geocontagem ou diretamente pelo link: https://geoprocessamento.contagem.mg.gov.br/
A plataforma surgiu a partir do trabalho da Ouvidoria-Geral do Município que, ao escutar a população, detectou a demanda. A questão foi levada ao conhecimento do governo e a Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação criou uma solução prática, simples e acessível para melhorar o acesso dos cidadãos aos remédios.
Parceria para Governo Aberto
A Parceria para Governo Aberto (OGP) é uma organização internacional de fomento à transparência, participação social, tecnologia/inovação e accountability (atitude, autorresponsabilidade e comprometimento), que trabalha para o avanço no fortalecimento das democracias, com o objetivo de modernizar os governos.
O Brasil foi um dos membros fundadores da OGP, em setembro de 2011, junto com a África do Sul, Brasil, Estados Unidos, Filipinas, Indonésia, México, Noruega e Reino Unido. Atualmente, integram a Parceria cerca de 76 países e mais de 106 unidades subnacionais, representando mais de dois bilhões de pessoas e centenas de organizações da sociedade civil.
Único município mineiro na OGP Local, Contagem é membro da organização desde 2022, ano em que foi a única cidade do Brasil a ser selecionada para participar, juntando-se, assim, às cidades de São Paulo e Osasco, ao estado de Santa Catarina e a Controladoria-Geral da União (representante do país).
A seleção se deu em decorrência do incentivo à participação popular nas tomadas de decisão da administração, aliada ao uso da tecnologia, promovidas pela Prefeitura.
Matérias relacionadas: