Nessa quinta-feira (31/8), a Prefeitura de Contagem promoveu o “Encontro Técnico de Auditoria Governamental” – Desafios e Tendências”, realizado no auditório da sede administrativa. Estiveram reunidos controladores-gerais de 18 municípios mineiros, que compartilharam e trocaram experiências, além de debater temas relevantes e aproximar as controladorias dos municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento foi coordenado pela Controladoria-Geral de Contagem.
O vice-prefeito Ricardo Faria disse que “qualquer gestão que preze pela lisura, pela transparência e pela participação popular, fortalece seus órgãos de controle, as ouvidorias e auditorias, e tem um trabalho mais cuidadoso na capacitação dos servidores e gestores, fomentando as boas práticas e a ética no serviço público”, declarou.
A controladora-geral de Contagem, Nicolle Bleme, ressaltou o trabalho de consolidação da estrutura da Controladoria-Geral do Munícipio (CGM), que a Prefeitura de Contagem vem implementando, nos últimos anos.
“Hoje temos uma controladoria de referência, porque o governo municipal investiu na composição da sua estrutura e na carreira dos servidores do órgão de controle interno. Um trabalho que envolveu muita capacitação, a promoção de boas práticas e muitos cases de sucesso”, afirmou.
Nicolle destacou a importância da troca de experiências e da capacitação constante da equipe. “Trabalhamos com os melhores parâmetros e práticas para fomentar a transparência, a integridade e o controle interno, que são, atualmente, valores de mercado, tanto na área privada quanto pública”, disse.
Participaram do encontro, os controladores-gerais dos municípios de Belo Horizonte, Betim, Caeté, Confins, Divinópolis, Esmeraldas, Florestal, Mateus Leme, Morro do Pilar, Pedro Leopoldo, Ibirité, Igarapé, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, São José da Lapa, Itatiaiuçu e Vespasiano.
Debates
Durante o evento, foram realizados debates, lançamentos de manuais e palestras. Os controladores puderam fazer perguntas e tirar dúvidas. O primeiro tema debatido foi “Novas Perspectivas da Auditoria”, conduzido pela controladora-geral Adjunta do Estado de Minas Gerais, Luciana Cássia Nogueira, e a professora da Universidade Federal de Viçosa, Nálbia de Araújo Santos.
Segundo Luciana Cássia, a partir do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) todas as auditorias podem saber em que ponto de desenvolvimento estão. “Este modelo, que é internacional, contém as melhores práticas e orienta o crescimento das auditorias, que devem olhar para dentro e fazer uma autoavaliação”, orientou.
Já a professora Nálbia de Araújo, falou sobre as categorias de fraude e o combate e prevenção às fraudes no serviço público. “Devemos identificar as falhas e agir. Fortalecer o controle interno é fundamental para evitar fraudes. Para isso, é preciso estar alinhado com as normas de auditoria interna para ter credibilidade”, destacou.
Após o debate, a Controladoria Geral de Contagem fez o lançamento dos manuais “Matriz de Risco em licitações” e “Prestação de Contas MROSC”, elaborados pela diretora de Auditoria e Conformidade, Renata Terra Mesquita Mazzoni e pelo auditor de Controle Interno, Zânio de Sousa Gontijo. Os manuais foram distribuídos, de forma gratuita, aos participantes.
Na parte da tarde, foram realizadas as apresentações: “Análise de grandes volumes de dados em auditoria na perspectiva dos municípios”, conduzida pelo diretor do Centro de Fiscalização Integrada e Inteligência - Suricato, Henrique Quites; e “Siafic: Entendendo os Conceitos e Requisitos”, proferida pelo consultor em Projetos do Banco Mundial/BID, Marcus Vinicius Passos de Oliveira, finalizando os trabalhos do encontro.