A discussão em torno da violência contra a mulher se tornou não apenas essencial, mas urgente. Nesse cenário, Contagem promoverá, na quarta-feira (23/8), o Fórum Intermunicipal de Políticas Públicas para as Mulheres, um espaço para troca de experiências entre as gestoras dos municípios que compõem o Consórcio Mulheres das Gerais. O objetivo do encontro é a melhoria das políticas públicas para mulheres e o alinhamento de metodologias, fluxos e protocolos que fortaleçam o trabalho em rede.
O fórum, que faz parte das atividades do “Agosto Lilás”, acontecerá das 8h às 16h, no teatro Padre de Man, na PUC Contagem. A participação é gratuita e aberta ao público. As vagas são limitadas e os interessados deverão se inscrever, preenchendo formulário disponível na plataforma Sympla, clicando aqui.
A atividade integrada pretende fomentar um circuito que envolve palestras, debates, exposições e apresentação de propostas dos municípios. O objetivo é fortalecer a atuação dos gestores e técnicos, na perspectiva de contribuir para a efetivação de ações e projetos que promovam a igualdade de gênero, o avanço das políticas públicas, o combate à violência doméstica e a garantia dos direitos humanos para todas as mulheres.
A superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres, Neimara Lopes, destacou a importância do fórum na promoção dos avanços das políticas para as mulheres, na perspectiva da transversalidade. “O fórum será um momento muito importante para o nosso município, uma oportunidade de promover a troca de conhecimentos, experiências e aprimoramento das gestoras municipais envolvidas na implementação dessas políticas”.
O evento é uma promoção da Superintendência de Políticas Públicas Para as Mulheres, vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com o Consórcio Mulheres das Gerais.
Consórcio Mulheres das Gerais
O Consórcio Mulheres das Gerais foi instituído em 2008 e trabalha em constante diálogo com a rede de proteção à mulher, na prevenção e enfrentamento de todas as formas de violência, entendido como uma das formas de violação dos direitos humanos. Atua na capacitação dos servidores dos municípios consorciados, com vistas a aprimorar os atendimentos e os encaminhamentos relacionados às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Fazem parte os municípios de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Sabará, Divinópolis, Itabira, Lagoa Santa, Nova Lima, Nova Serrana, Raposos, Ribeirão das Neves e Santa Luzia.
Confira a programação:
8h Credenciamento
8h30 Momento Cultural, com Karol Maia
9h Mesa de abertura
9h40 - Palestra
Palestrante Lívia de Souza – pesquisadora do Instituto René Rachou - Fiocruz Minas, no Grupo "Violências, Gênero e Saúde", é doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra e graduada em direito, é especialista na temática de gênero, violência contra as mulheres e direitos sexuais e reprodutivos.
10h20 - Painel 1: Construção das políticas públicas para as mulheres de Contagem
Apresentação: Neimara Lopes - superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres
Relatoria: Guilherme do Prado Fedosi - técnico jurídico do Bem-Me-Quero
11h - Painel 2: Consórcio e o Abrigo
Mediadora Bruna Camilo - doutora em Ciências Sociais pela PUC Minas, mestra em Ciência Política pela UFMG e superintendente do Consórcio Mulheres das Gerais
Palestrantes:
Luziene Rodrigues - assistente social, pesquisadora em gênero, raça e classe e coordenadora do Abrigo Casa Sempre Viva
Jade Muniz - fundadora e coordenadora do Coletivo Clã das Lobas, presidenta do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres CMDM e presidenta do Comitê Gestor da Rede de Enfrentamento de Violência contra as meninas e mulheres da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
11h30 - Painel 3: Práticas exitosas/desafios e perspectivas nos municípios
Mediadora Bruna Camilo - doutora em Ciências Sociais pela PUC Minas, mestra em Ciência Política pela UFMG e superintendente do Consórcio Mulheres das Gerais
Palestrantes:
Patrícia Souza - coordenadora do Centro Especializado de Atendimento a Mulher - Benvinda
Amanda Oliveira dos Anjos - coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram)
Jéssica Lopes - coordenadora do Centro de Referência da Mulher (Cram)
Jessiara Santos Figueiredo – coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram)
Elisete Maria da Silva - coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher
12h - Intervalo para o almoço
13h - Retorno do intervalo com atividade cultural com peça de teatro das ACS
13h30 - Palestra Patrícia Habkouk - promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Minas Gerais
Relatoria: Guilherme do Prado Fedosi - técnico jurídico do Bem-Me-Quero
13h50 - Painel 3: Práticas exitosas/desafios e perspectivas nos municípios
Mediador: Guilherme do Prado Fedosi - técnico jurídico do Bem-Me-Quero
Palestrantes: Adriana Eva - coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)
Ôni Márcia Jardim - coordenadora do Centro de Referência da Mulher
Isadora Xisto Batista - coordenadora do Centro de Referência da Mulher
Maria da Conceição Pimenta Rosário - coordenadora do Centro de Referência Especialização de Assistência Social (Creas)
Celso Alves dos Santos - Coordenador do Centro de Referência Especialização de Assistência Social (Creas)
Eliane Sueli Munk - coordenadora do Centro de Referência Especialização de Assistência Social (Creas)
14h30 - Momento para elaboração dos eixos norteadores
14h40 - Palestra “Podemos Prevenir Violência? Avanços e Desafios na Saúde”
Mediador: Guilherme do Prado Fedosi – técnico jurídico do Bem-Me-Quero
15h10 - Interação com o público
16h - Encerramento
Serviço:
Fórum Intermunicipal de Políticas Públicas Para as Mulheres
Data: 23 de agosto – das 8h às 16h
Local: teatro Padre de Man, na PUC Contagem (rua Rio Comprido - Cinco - Contagem)
Inscrições limitadas pelo link https://www.sympla.com.br/evento/forum-intermunicipal-de-politicas-publicas-para-as-mulheres/2092680