A população de Contagem poderá conferir, na Estação Juventude, entre os dias 16 e 19/8 e 23 e 26/8, o espetáculo “sóZIM”, do grupo Pereba Teatral. A peça propõe uma brincadeira com o público, imergindo em uma cerimônia-brincadeira de casamento. Contemplado no edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC), a apresentação tem como temática principal o amor e as formas como a cultura hegemônica impacta nas relações sexuais homoafetivas.
O espetáculo constrói, por meio da brincadeira, uma cerimônia de casamento. O rito cerimonial é tratado na peça de uma forma diferenciada, cheia de teatralidade, inclusive na roupa dos convidados e da noiva, músicas de entrada, sermões e declaração de votos.
Diversos romances épicos e famosos, sofrimentos, consequências de relações que não deram certo, exemplificam o desfecho dado à peça. Romeu e Julieta e outros casais são retratados de uma maneira única. Até mesmo a “sofrência” é citada, o que traz um ar divertido ao enredo.
O espetáculo passa por diversas nuances, desde a reflexão de um amor não correspondido, afetos saudáveis, amores platônicos e outras relações, pautadas pelo ego, individualismo, consumo, posse, poder. Diante de um cenário um tanto quanto dicotômico, uma brincadeira e um desfecho é proposto, com o público sendo convidado a um casamento diferente.
Pereba Teatral
É a formalização de uma parceria que acontece desde 2012 entre Diego Meneses e Rikelle Ribeiro. Diego Meneses é ator formado pelo Teatro Universitário da UFMG e cientista social pela PUC Minas. Trabalhou com o grupo Teatro&Cidade - Núcleo de Pesquisa Cênica da UFMG por sete anos, participando das pesquisas e espetáculos do grupo. Além disso, participou de mostras culturais, festivais e temporadas de apresentações teatrais pelo Brasil. Atualmente trabalha como arte-educador na rede de saúde mental da Prefeitura de Belo Horizonte e como professor de sociologia na educação básica.
Rikelle Ribeiro é atriz formada pelo Teatro Universitário da UFMG e licenciada e mestre em educação pela mesma instituição. Como docente, atuou no Programa Arte da Saúde e também no Cersam Ad Pampulha Noroeste. É diretora dos espetáculos e cenas curtas: “Canto ao Mar”, “Revoadas”, “Pieta”, “Buraco Saudade”, “Estripulia”, “E eu, não sou uma mulher?” e “Abre Alas”.
Serviço:
Temporada de estreia
Ficha técnica: