11 JUL 2023
GABINETE DA PREFEITA
Gestores municipais visitam centro de operações da Biotech Logística e estreitam relações e parcerias

A Biotech Logística, empresa especializada em serviços logísticos farmacêuticos, instalada no município, recebeu, na manhã dessa terça-feira (11/7), a visita de gestores da Prefeitura de Contagem. O objetivo foi conhecer as instalações do centro de distribuição  da empresa, que é referência brasileira no seu segmento, e estreitar relações para futuras parcerias.

Presente à visita, a prefeita Marília Campos agradeceu a parceria realizada durante a pandemia, quando a empresa aderiu ao Programa “Pacto pela Vida” e doou diversos itens que garantiram o reforço da segurança da população contra a Covid-19. Marília ressaltou o investimento entre 4 e 5 milhões que a Biotech está fazendo para aquisição de mais veículos para a frota.

“Nosso governo trabalha muito para melhorar os ambientes de negócios, desburocratizando as regras e agilizando processos, além de aumentar investimentos públicos e investir em infraestrutura urbana. Não apenas para atrair novas empresas, mas para garantir que as que já estão no município cresçam cada vez mais, gerando mais emprego e renda para nossa população”, afirmou a prefeita, que reafirmou a possibilidade de novas parcerias com a empresa. “Nós acreditamos muito na Biotech. Queremos discutir novas formas de atuação da empresa aqui no município”.

O CEO da Biotech, Alberto Ansaloni, informou que a Biotech possui uma atuação bem diversificada como o desenvolvimento em projetos na área ambiental, de comercialização do crédito de carbono, saneamento básico, tratamento de água e de resíduos sólidos. “Buscamos inovações para todo tipo de problema, por isso temos uma atuação tão ampla”, disse o executivo.

Ansolini também destacou os bons resultados alcançados pela boa gestão da cidade. “O bom momento econômico do município, com a atração de novos investimentos e recorde na geração de empregos, é reflexo direto da confiança que nós, empresários, temos na forma como o poder público fomenta esse ambiente de negócios”.

Frederico Marino, responsável jurídico da empresa, também destacou a importância de novos investimentos. “A gente acredita nessa parceria com o município. Queremos servir a cidade com as tecnologias que trazemos do exterior. É como podemos ajudar até mesmo outras cidades da grande BH, mas a partir de Contagem. É um olhar de dentro para fora”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, reforçou o agradecimento a equipe da Biotech Logística que apoiou o município no período mais crítico da pandemia. “Há um ano e meio atrás, nós recorremos a você e fomos imediatamente atendidos com doações ao município. Foram máscaras, álcool em gel, entre outros insumos. Vocês nos ajudaram nessa hora mais difícil. Temos uma enorme gratidão ao apoio dado pela empresa”.

Biotech Logística

Instalada em um galpão de 5.600 m², no Centro das Indústrias de Contagem (Cinco), a empresa possui uma cartela ampla e qualificada de clientes, nacionais e internacionais. O atendimento ao Ministério da Saúde atesta a qualidade técnica da Biotech: eles são a única empresa brasileira habilitada para o transporte de plasma — um dos componentes do sangue junto aos glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e as plaquetas — que é a principal matéria prima para a produção de medicamentos hemoderivados utilizados em tratamento de doenças graves.

Somente a Biotech faz coleta da doação voluntária de sangue em 70 hemocentros brasileiros. Eles reúnem toda essas bolsas na sede da empresa em Contagem e depois as entregam para a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), estabelecimento público que produz os medicamentos hemoderivados obtidos por meio de biotecnologia para atender prioritariamente ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Toda essa coleta é feita com caminhões aclimatados da própria Biotech. “O plasma precisa ser conservado em temperaturas abaixo de 40 graus negativos”, explicou a sócia e diretora, Bruna Gitirana.

Para atender toda essa demanda eles têm a maior câmara fria do estado de Minas Gerais. Além do espaço amplo, ela é dotada de uma antecâmara que conecta os caminhões da Biotech diretamente à doca de desembarque de mercadorias, mantendo a climatização dos insumos clínicos e dos medicamentos — engenho especialmente pensado para coibir perdas ocasionadas de produtos sensíveis à temperatura, anteriormente danificados pela interrupção da cadeia de frio durante o transporte. Foram investidos mais de R$ 1 milhão na sua construção.

A fase de ampliação da Biotech também abriu três novos pontos: dois escritórios de representação comercial, um em São Paulo (onde está grande parte dos seus clientes multinacionais) e outro em Miami (EUA). Em Portugal, na cidade de Cascais, a empresa abriu um escritório de negócios. Lá, além desse trabalho especializado de operação logística, o grupo faz prospecção de novos negócios e atrai investimentos para o Brasil. É o caso, por exemplo, de um produto desenvolvido no Japão, que flocula e encapsula impurezas em lagos e outros afluentes, colaborando com a limpeza de rios.

Clique aqui e confira as fotos. Fotógrafa: Luci Sallum/PMC

Autor: Guilherme Jorgui / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo