O encontro acontece nesta quarta-feira, quando serão debatidos propostas para compor o Plano Plurianual do Governo Federal

Contagem vai participar do debate promovido pelo Governo Federal  sobre os programas e diretrizes que vão compor o Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027. As discussões estão sendo promovidas em todo o território nacional. Ao todo serão realizadas 27 plenárias estaduais e a de Minas Gerais será nesta quarta-feira (12/7), às 18h, no Sesc Palladium, Belo Horizonte. Cerca de 150 conselheiros e conselheiras regionais, que foram eleitos no último mês, vão representar a cidade.

Para garantir a participação do maior número de cidadãos e cidadãs, organizações governamentais e da sociedade civil, incluindo movimentos sociais, entidades empresariais e entre outros, foram criados canais de participação presenciais e virtuais, pela Secretaria-Geral da Presidência da República que está promovendo os debates. Em cada estado após os debates vão ser escolhidas 10 propostas/programas. O link para participar segue abaixo.

Os Conselheiros de Contagem, analisando os programas propostos relacionados com as prioridades da gestão municipal, bem como avaliando as necessidades estruturais da cidade e da região metropolitana, votaram nas propostas feitas pelo Governo Federal e pela Prefeitura de Contagem, confira a seguir:

Veja as propostas de Contagem:

1. Ampliação da linha 1 do metrô até o bairro Beatriz Ampliar - Implementar a linha 1 da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), na cidade de Contagem, até o bairro Beatriz, com a construção de duas novas estações, Novo Eldorado e Beatriz.
  2. Ampliação da oferta de transporte ferroviário nos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH)Implementar e incentivar a oferta de transporte ferroviário além da cargas, um voltado para o transporte de passageiros, utilizando-se das linhas já existentes, entre os municípios que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Confira as propostas do Governo Federal:

1. Política habitacional
        2. Trabalho e Geração de Renda

3.Transporte metropolitan

Para participar dos debates de forma virtual, os interessados devem acessar a página do Brasil Participativo, onde é possível conhecer e consultar as propostas e votar. Cada pessoa, devidamente cadastrada, pode votar em três programas e apresentar mais três proposições de forma individual ou coletiva.

Até o momento, o Governo Federal, por meio de cada ministério, apresentou 90 propostas de programas. As contribuições\propostas da sociedade já ultrapassam a marca de 6.000 proposições.

Autor: Repórter: Jefferson Lorentz / Revisão e edição: Ana Paula Figueiredo