Representantes da Prefeitura de Contagem participaram, entre os dias 6 e 8 de junho, do 2º Encontro Nacional Iclei Brasil, realizado na cidade de Palmas, no Tocantins, debatendo questões energéticas voltadas ao município e ao país. Em 2023, o encontro teve como tema “Cidades Sustentáveis: Soluções baseadas na Natureza e Energias Renováveis”. Ao longo dos três dias foram realizados debates, mesas redondas, visitas técnicas, estudos de caso de sucesso e momentos de networking para os participantes.
Segundo a secretária de Meio Ambiente de Contagem, Maria Thereza Camisão Mesquita, Contagem foi uma das quatro cidades convidadas para participar do lançamento do “Programa de Transição Energética nas Cidades” (Ptec), que tem como uma de suas principais metas a sensibilização dos governos sobre a importância da transição energética por meio da energia solar.
Thereza apresentou projeto de instalação de usinas fotovoltaicas nos parques Tropical e Amendoeiras, além da sede da Prefeitura. De acordo com a secretária, a escolha dos dois parques foi pela oportunidade não apenas de gerar energia limpa, mas também trabalhar educação ambiental nos locais que são abertos ao público. O projeto será coordenado pela Superintendência de Políticas Socioambientais.
“Contagem foi uma das quatro cidades escolhidas em todo Brasil para fazer parte desse grande projeto-piloto, de transição energética do Iclei. Tivemos a oportunidade de apresentar nossa proposta de ampliação de mais três usinas fotovoltaicas no município. Além disso, foi uma oportunidade de troca de experiências com outros gestores, além de conhecer as fontes de financiamento para projetos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas”, explicou.
As outras cidades convidadas para participar do Ptec foram Abaetetuba (PA), São Cristóvão (SE) e São Sepé (RS).
XXVIII Encontro Nacional do Fórum CB27
Além do lançamento do Ptec, também aconteceu o XXVIII Encontro Nacional do Fórum CB27, com realização de vários debates. Alguns temas como “Diálogos pela resiliência - ações de adaptação aliadas à gestão de risco”; “Financiando soluções baseadas na natureza: casos de sucesso do GAP Fund Step up Project”; “Pacto global de prefeitos pelo clima e a energia, as cidades emblemáticas e as finanças climáticas”; “Brasil e os governos subnacionais na era da implementação e perspectivas do Novo Marco Global de Biodiversidade e Global Stocktake em 2023”; e “Cerimônia de entrega de medalhas do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia” aconteceram.
O programa tem como um de seus apoiadores a União Europeia, por meio do projeto GCoM Américas.
Sobre o 2º Encontro Nacional ICLEI Brasil
De acordo com o site do Iclei, o 2º Encontro Nacional Iclei Brasil reuniu os governos associados ao Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade e seus parceiros (academia, setor privado e sociedade civil), assim como outros interessados no desenvolvimento urbano sustentável. Foram apresentados projetos e programas, além de ter havido debates de temas importantes, que visaram o enfrentamento da questão climática, por meio de ações colaborativas nos cinco caminhos de desenvolvimento sustentável propostos pelo Iclei: baixo carbono, resiliência; natureza como base, circular, equitativo e centrado nas pessoas.
Tendo como temática central no segundo encontro “Cidades Sustentáveis: Soluções baseadas na Natureza e Energias Renováveis”, o evento debateu medidas para que os associados brasileiros implementem iniciativas em prol da mitigação e adaptação à mudança climática, com foco no desenvolvimento de soluções baseadas na natureza e em estratégias de transição para energia limpa. Destaca-se, neste âmbito, que o potencial de contribuição dos governos locais com as metas de redução de emissões brasileiras (NDC’s) é substancial para a proteção da saúde e integridade das pessoas que vivem nas cidades e são as mais vulneráveis às consequências da crise climática.
Com um olhar orientado para a promoção de parcerias efetivas que permitam que os associados reconheçam e acessem instrumentos adequados para agir e responder às demandas imediatas, o encontro transformou-se, também, em um espaço para networking, incentivando a cooperação, participação, inclusão e inovação.
Participaram cerca de 80 governos associados ao Iclei Brasil, além de convidados de outros governos sul-americanos. O evento contou, ainda, com a participação de técnicos renomados, que trouxeram suas experiências e pesquisas para colaborar com a qualificação e troca de experiências dos participantes.