Chegou a vez das famílias em situação de vulnerabilidade social da região do Ressaca receberem um ponto de distribuição da Cozinha Comunitária. A Prefeitura de Contagem inaugurou, nesta quarta-feira (10/5), o sétimo ponto de distribuição no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Cândida Ferreira, no bairro de mesmo nome. Com foco na segurança alimentar da população, a Prefeitura, em 2023, destina cerca de R$11 milhões para os restaurantes populares e cozinhas comunitárias.
Na ocasião, a prefeita de Contagem, Marília Campos, destacou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura para garantir o direito a uma alimentação de qualidade e gratuita para aqueles que mais necessitam. De acordo com ela, o município com recursos próprios ampara as famílias que mais precisam por entender que se trata de um direito fundamental.
“Faremos isso até o dia em que as famílias tenham emprego, possam trabalhar e se emancipar dessa ajuda. Estamos combatendo a fome e colocando comida na mesa das pessoas. Contem com a Prefeitura para tornarmos Contagem um lugar melhor para se viver e com mais justiça social.”
O objetivo das Cozinhas Comunitárias do serviço é garantir o fornecimento de alimentação preparada, nutricionalmente balanceada e gratuita para famílias e/ou pessoas em situação de insegurança alimentar, contribuindo na formação de hábitos alimentares saudáveis e com a saúde da população.
A subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro, ressaltou a alegria que é para todos essa política pública de segurança alimentar, que proporciona para as famílias a garantia da alimentação. “São mais de mil pessoas atendidas por esse benefício no município. Já aqui nesse território serão 150 pessoas e 30 famílias sendo atendidas. O que demonstra o compromisso da Prefeitura em cada vez mais garantir o direito humano à alimentação adequada para a população que mais precisa”, ressaltou.
A beneficiária e mãe solo, Raiane de Souza, vive com sua mãe, sua filha e mais seis pessoas e falou com entusiasmo da refeição diária que as famílias mais carentes passarão a receber da Prefeitura. “Este alimento que recebemos hoje chegará num bom momento na casa de todos. Aos que estão desempregados, como eu, será uma grande ajuda”, afirmou.
Os beneficiários presentes também tiveram a oportunidade de participar do processo de inserção no mercado de trabalho, consultando algumas vagas disponíveis no balcão do Sine Contagem instalado no ponto de distribuição.
Cozinhas Comunitárias
As Cozinhas Comunitárias são equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional que fornecem refeições diárias, funcionando cinco dias na semana. Elas são instaladas em locais estratégicos, próximo aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de outros equipamentos da rede socioassistencial. O cardápio é planejado e orientado por uma nutricionista, para atender as necessidades do público atendido.
Em Contagem, elas fornecem almoço de segunda-feira a sexta-feira em embalagens descartáveis. As famílias retiram a refeição no ponto de distribuição e almoçam em casa, atendendo, diariamente, mais de 1.600 pessoas nos bairros: Nova Contagem, Ipê Amarelo e Darcy Ribeiro, na região Vargem das Flores; Tijuca, na região Nacional; Vila Pérola, na região Ressaca; e Vila da Paz e Cândida Ferreira na região do Industrial.
Estiveram presentes na inauguração o vice-prefeito Ricardo Faria; as subsecretárias de Segurança Alimentar, Cida Miranda; de Trabalho, Mara de Castro; de Assistência Social, Michele Caldeira; a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Cândida Ferreira, Maria Aparecida Xisto; o administrador da Regional Ressaca, Rodrigo Thomas; o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Sávio Moraes; a diretora do Distrito de Saúde, Irani Pimenta, e o vereador Gegê Marreco.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.