Nas últimas semanas, a Prefeitura de Contagem vem promovendo ações do Projeto Juventude Ativa, com jovens de escolas municipais, em comunidades das regionais Industrial e Nacional, além de Nova Contagem. As turmas com, aproximadamente, 15 alunos, participam de atividades diversificadas, ministradas nos Centros de Assistência Social (Cras) da cidade.
O Juventude Ativa é um projeto que tem como principal objetivo incentivar a participação dos jovens moradores das regiões atendidas, na criação de projetos e cursos de ação para prevenir a violência e promover ambientes mais seguros. Além de propiciar trocas de experiência entre os jovens atendidos e membros das forças de segurança do município. (Veja matéria, clicando aqui).
As ações estão sendo realizadas pela Guarda Civil, com oficinas executadas pela Banda da Guarda Civil, pela Guarda da Mulher, pela Gerência de Proteção Escolar e também pelo Grupamento de Ações com Cães - o canil da guarda.
Na última semana, membros da banda da GCC estiveram presentes no Cras, unidade Industrial, Nacional e também Nova Contagem, com integrantes do Batucarte, para a realização de atividades práticas e teóricas. Durante as aulas, os alunos aprenderam a ler partituras, identificar notas e elementos musicais, além de trabalhar na criação de ritmos. Após esse momento, colocavam em prática o conhecimento adquirido, transformando o ritmo em música, utilizando de instrumentos musicais e até do próprio corpo.
Segundo o maestro da Banda da Guarda Civil, Tiago Teotônio, os encontros têm sido bastante produtivos, com boa participação dos jovens, que demonstram interesse em aprender. “São alunos que muitas vezes não têm a oportunidade de participar de coisas assim no seu dia a dia. É muito importante fazer com que eles tenham proatividade para estar aqui e influenciar outros a participarem e ensinarem uns aos outros”.
Além das atividades com a banda, os jovens também participaram de palestras promovidas pela Guarda da Mulher, a respeito da prevenção a violência contra a mulher, no âmbito escolar, doméstico e social. De maneira a sempre ressaltar o importante papel desempenhado pelas mulheres em todas as esferas da sociedade, especialmente na segurança pública.