Mais desenvolvimento, mobilidade e qualidade de vida para os moradores da região da Sede. Com os avanços nas obras da avenida Maracanã, nessa segunda-feira (8/5), a Prefeitura liberou o trânsito de carros e pedestres na rua Francisco Almeida Melo, fazendo a ligação com a rua Felisbino Pinto Monteiro, permitindo, novamente, a integração pela via, entre os bairros Praia, Granja Vista Alegre, Quintas Coloniais, entre outros.
Com a liberação da travessia, o itinerário de ônibus da linha 174 passa por alteração, já que a rua Daniel Negrão foi fechada entre a rua Francisco de Almeida Melo e a av. Dulce Geralda Diniz, para que as obras do Complexo Maracanã prossigam. O trajeto era utilizado quando a interligação, agora recuperada, foi destruída, após enchente do córrego Maracanã, ocorrida em 2020.
A prefeita Marília Campos, que retomou a obra de implantação da av. Maracanã, em 2022, esteve presente no ato de liberação da rua. “Com esta liberação da travessia estamos restabelecendo para a população, que mora no entorno da ligação, o acesso entre os bairros, aos equipamentos públicos, como escolas, postos de saúde e comércio em geral, que ficou prejudicado durante três anos”, disse.
A moradora do bairro Granja Vista Alegre e técnica de enfermagem, Liliana Silva, que acompanhou o ato, disse que a ligação trará grandes benefícios para os bairros. “Nós passamos muito aperto aqui, quando a ponte de madeira estava quebrada. Era difícil fazer qualquer coisa. Muitas vezes, por conta da volta que a gente tinha que dar, eu acabava chegando atrasada no trabalho. Agradecemos muito à Prefeitura por este trabalho que está sendo feito aqui na região”, disse.
A presidente da associação do bairro Praia e assessora parlamentar, Jane Soares, disse que sem esta ligação entre os bairros, os moradores tinham que dar uma volta grande, de cerca de 7 km, para acessar os serviços do bairro. “Era muito trabalhoso ir ao comércio, levar as crianças para a escola, ir ao posto de saúde e até visitar os amigos nos bairros vizinhos. Foi um grande transtorno para todos. Mas, agora, agradecemos muito a Prefeitura pela obra. Fica registrada a nossa gratidão”, afirmou.
O presidente da Associação Granja Vista Alegre, Sassá, disse que não tinha palavras para agradecer. “Nós sofremos aqui durante três anos. Então, a única palavra é “gratidão” à Prefeitura e a todos que colaboraram para que esta obra fosse realizada. Esta ligação vai melhorar muito a qualidade de vida dos moradores dos bairros do entorno”, destacou.
Obras trazem benefícios para todos
A prefeita Marília Campos também ressaltou os benefícios que a obra vai trazer para todas as regiões da cidade. “Com um investimento de R$ 302 milhões, o complexo Maracanã é a maior obra de mobilidade já realizada em Contagem. Além de integrar as regiões, é uma obra de saneamento que vai acabar com as enchentes e tirar os esgotos do córrego Maracanã. A obra vai trazer mais desenvolvimento econômico e mais qualidade de vida para o povo”, destacou a prefeita.
Também participaram do evento o vice-prefeito, Ricardo Faria; os secretários de Governo e Participação Popular, Pedro Amaral; interino de Obras e Serviços Urbanos, Jaci Cota; de Comunicação, Rodrigo Paiva; o presidente da Câmara Municipal, o vereador Alex Chiodi; a líder de Governo na Câmara, a vereadora Moara Saboia, e os vereadores Daniel Carvalho, Bruno Braga e Edgar Guedes.
Intervenções que estão no projeto:
- 4,5 km de via. Três faixas de tráfego para cada sentido, com faixas exclusivas para ônibus.
- Ciclovia ao longo de toda a avenida.
- Parque Linear ao longo do leito do córrego e uma área verde nos canteiros, gramada e reflorestada, priorizando a sustentabilidade ambiental.
- Viaduto sobre a LMG-808.
- Duas pontes: cruzamento com a av. Dulce Geralda Diniz e com a Via Manoel Jacinto Coelho Jr.
- Duas galerias para transposição dos cursos d'águas do córrego.
- 3,5 km de macrodrenagem do córrego Maracanã, que solucionará os problemas de enchentes em períodos chuvosos na região.
- 15,5 km de redes de drenagem superficial e dispositivos de coleta das águas pluviais.
- 8 km de redes de coleta e interceptação de esgoto, garantindo acesso da população local ao saneamento básico e à coleta regular de lixo.